Pode comer pão com gases?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Vale destacar, no entanto, que cada organismo reage de uma forma diferente - ou seja, nem todo mundo sofre com gases por conta do consumo de pães. Para quem tem esse problema, por outro lado, uma boa dica é dar preferência para pães e outras massas sem glúten.

Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais. Leguminosas, entre as quais soja, feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilha. Bebidas com gás, como é o caso dos refrigerantes e da cerveja.

Por serem feitos com farinha de trigo (cereal rico em amido), os pães geralmente tendem a causar flatulência no intestino - principalmente quando consumidos em grande quantidade.

Alguns tipos de carboidratos são mais difíceis de serem digeridos gerando mais gases. Os alimentos que mais causam gases intestinais são: Feijão; Ovos; Cerveja; Leite e derivados; Batata; Milho; Farelo de trigo; Brócolis; Alho; Repolho; Bebidas gaseificadas; Couve-flor; Cebolas; Refrigerantes.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Deite com a barriga para cima sobre um colchonete, com as pernas esticadas. Em seguida, dobre uma de suas pernas em direção ao abdome, abraçando-a. Conte até 15 e repita o movimento com a outra perna. Esse exercício também pode ser realizado pelas mães em bebês que estejam com gases.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Carboidratos não absorvíveis produzem mais gases
Evitar batata, milho e macarrão, fontes de carboidratos, também é indicado.

A dor/cólica causada pelo excesso de gases no estômago pode ser aliviada com o auxílio de medicações específicas para dores na barriga. O Buscopan da caixinha verde é uma alternativa para ajudar em quadros de dor leve e cólica na região e pode ser consumido por crianças acima de 6 anos e adultos.

Alguns alimentos que produzem menos gases são: leite de soja, suco de soja e iogurte, café descafeinado, torradas, biscoitos salgados com pouca gordura, biscoito de polvilho, pães (integral, sírio, sueco e francês sem miolo), queijos magros (minas, ricota, cottage, mussarela) sopas caseiras à base de carnes e legumes, ...

O alface também provoca gases intestinais, mas em menor escala, se comparado às leguminosas.

Batata-doce: versão assada ou cozida reduzem os riscos de gases. Muito usada na dieta de quem deseja ganhar massa muscular - e também dos atletas em geral que precisam de mais energia - a batata-doce é um dos principais alimentos de quem prioriza uma alimentação saudável e rica em nutrientes importantes.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.