Pode misturar o antibiótico no Yakult?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

posso misturar o antibiótico no leite fermentado que tem lactobacilos vivos. Sim pode.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Qual a quantidade máxima que posso tomar por dia? Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.

Probióticos e prebióticos
Estudos sugerem que tomar probióticos – também conhecidos como bactérias saudáveis – é uma forma segura de prevenir diarreia causada pelos antibióticos, ajudando também a diminuir o inchaço e restaurar o equilíbrio da microbioma.

Alguns alimentos ricos em fibras são: alcachofra, banana, feijão, brócolis, lentilha, nozes, ervilha e grãos integrais. O que evitar? Os alimentos que interferem na eficácia dos antibióticos devem ser evitados, como a toranja, que interfere na quebra e absorção do medicamento.

Sim pode misturar em qualquer alimento ou suco para que ela tome adequadamente.

Todo remédio deve ser ingerido após as refeições? Não. Antibióticos como penicilina, ampicilina e cefaclor, por exemplo, são administrados longe das refeições, pois o alimento pode prejudicar seus efeitos.

Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A administração simultânea da amoxicilina e de contraceptivos orais combinados, alopurinol e varfarina pode provocar alterações na absorção e no efeito desses remédios”, informa a farmacêutica.

O recomendado é deixá-la em um ângulo de 45º para não correr o risco de engasgo. E, se a criança já for mais velha, deixe-a sentada ou em pé, com as costas eretas. No caso de medicamentos líquidos, evite colocá-los diretamente no “meio” da boca do bebê ou da criança.

Apesar de não haver necessariamente um melhor horário para tomar probiótico, tomá-lo em jejum nunca será o ideal. Por isso, independentemente do probiótico que você escolher suplementar, certamente a indicação para a ingestão será próximo a uma das principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

O vermelho é o Leite Fermentado Yakult, possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para toda a família. O verde é o Yakult 40, possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para adultos com vida agitada ou idade avançada.