Pode recuar a bola para o goleiro no futsal?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

é permitido; mas a regra ainda prevê que um truque deliberado não pode ser usado para recuar essa bola, por exemplo, o jogador levantar a bola com o seu pé e ele mesmo passar com outra parte do seu corpo para o goleiro.

As regras do Futsal para goleiros linhas são exatamente as mesma para o goleiro normal, ele terá que respeitar os 4 segundos de posse de bola na quadra de defesa, poderá tocar livremente na bola na quadra de ataque, não poderá fazer gols com as mãos, não poderá ter a bola devolvida para ele em sua quadra de defesa após ...

G - RECUO PARA O GOLEIROÉ permitido apenas um recuo de bola para o Goleiro e ele não poderá pegá-la com as mãos.

É muito importante que o guarda-redes seja capaz de sentir a bola debaixo dos seus dedos para ter um melhor controlo sobre ela. Nestas jogadas, a utilização de luvas não teria o mesmo efeito, pelo menos na maioria.

De acordo com o livro de regras da Confederação de Futebol 7 Brasil, em sua Regra 9 - DAS INFRAÇÕES - alínea “g”, das Infrações Pessoais, configura-se falta pessoal: “Obstruir a jogada prendendo a bola com os pés ou evitando com o corpo sua movimentação, exceto o goleiro caído dentro de sua área de meta”.

POSIÇÕES DO FUTSAL E FUNÇÕES
Goleiro: responsável por defender seu gol contra os ataques adversários. É o único jogador que pode utilizar as mãos e braços para tocar a bola sem cometer uma falta, desde que esteja dentro de sua área.

1992

EM 1992 ACONTECEU UMA ALTERAÇÃO NA REGRA DO FUTEBOL QUE MUDOU DE FORMA SUBSTANCIAL UMA DAS POSIÇÕES DO JOGO. O GOLEIRO PASSOU A NÃO PODER MAIS RECEBER COM AS MÃOS RECUOS FEITOS COM OS PÉS POR JOGADORES DO PRÓPRIO TIME.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

GOLEIRO DE HANDEBOL NÃO PODE:
Colocar em perigo o adversário em uma tentativa defensiva. Sair da área de gol com a bola dominada. Tocar a bola que está parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol, estando ele dentro da área de gol. Entrar na área de gol vindo da área de jogo com a bola dominada.

O goleiro, fora de sua área de pênalti (grande área) passa a ter os mesmos direitos e deveres de qualquer outro atleta de sua equipe. Portanto, para ser expulso do campo de jogo por utilizar a mão para interceptar a bola, o goleiro deve estar impedindo uma clara e manifesta oportunidade de gol do adversário.

Pela regra do jogo o goleiro, diferentemente dos outros jogadores, pode tocar a bola com as mãos e braços dentro da sua área penal e mesmo assim há exceções, por exemplo, recuo de bola, arremesso lateral da própria equipe, assim como outras infrações passíveis e especificas da posição.

O goleiro deve ficar sobre sua linha de fundo, sob o gol, sem se mover até que a bola se mova. Caso não seja marcado gol logo a partir da cobrança, o jogador que cobrou o pênalti não deve tocar na bola até que outro atleta que não estava participando da jogada o faça.

Um primeiro detalhe para chamar a atenção é que a regra fala que se o goleiro tocar a bola com as mãos depois de ela ter sido intencionalmente passada com o pé por um jogador de sua equipe deve ser punido com um tiro livre indireto.

Confira as alterações das regras do futsal
4 - Na saída de bola, o cobrador não precisa estar mais na sua metade de quadra; a bola está em jogo quando chutada de qualquer maneira; o gol pode ser marcado no pontapé inicial (mas não vale o gol contra);

Confira a seguir as regras do futsal mais comuns: Os jogos são 5 contra 5, incluindo um goleiro. As listas de equipes são de nove pessoas ou menos. Uma equipe deve ter quatro (4) jogadores para iniciar um jogo.

As outras mudanças a se destacar são as possibilidades de cobrança do lateral até a 25 cm para fora da linha lateral e a saída de bola do círculo central. Agora, para valer o gol, a bola tem que tocar em algum jogador adversário.

Bonés e óculos de goleiro também são permitidos.

ESPARADRAPO NOS DEDOS _ Lesões nos dedos são comuns em goleiros, jogadores de vôlei, basquete e handebol porque há muitas articulações e ossos na mão. O fisiologista da Unifesp conta que a imobilização com esparadrapo dá sustentação ao movimento e aumenta a precisão.

Nas mãos, os esparadrapos servem para evitar pequenas lesões ou até a quebra do dedo. Entram ainda a coquilha, protetor essencial para a região genital, como no UFC, tornozeleiras e joelheiras. Outros goleiros usam até bandagens no abdômen, alvo de muitos dos arremessos defendidos.