Por que a letra S tem som de Z?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso. -osa: majestosa, glamourosa, ansiosa, presunçosa, pretensiosa.

Resposta: Quando está no final da palavra.

Nos nomes terminados em -r, -n ou -z, como é o caso de arroz, acrescenta-se -es para formar o respetivo plural.

Significado de Feliz
Que expressa alegria; alegre. Que possui ou demonstra felicidade: situação feliz. Etimologia (origem da palavra feliz). Do latim feliz.

1- Usa-se S com som de Z entre duas vogais. Exs.: crise, aviso, empresa, raposa, tesouro. - Exceção para as palavras terminadas em EZA, derivadas de um adjetivo. Exs.: lindeza, rudeza, sutileza, moleza, clareza.

A letra S pode ter som de /S/ ou de /Z/, dependendo da palavra em que aparece.

Professor Pasquale explica que a grafia do nome do país em inglês imita aquela utilizada pelo próprio Brasil em tempos distantes. Em cédulas antigas do período imperial, lembra o linguista, estava escrito 'Império do Brazil'. A letra s apenas substituiu z no último século.

O país foi nomeado em homenagem ao pau-brasil, uma árvore conhecida pela cor característica de sua madeira e encontrada em abundância em nosso território. Sua vermelhidão foi associada à "brasa quente", que deu origem ao termo Brasil com "s".

Sendo assim, bife à milanesa é escrito com crase, assim como filé à francesa, tutu à mineira, churrasco à gaúcha ou arroz à grega.

A forma certa como se escreve a palavra é buzina, com z. A letra s possui som de z em várias palavras da língua portuguesa, como em casa e analisar. Mas, no caso do vocábulo em questão, a grafia correta é realmente com z na segunda sílaba, de acordo com a gramática portuguesa.

A palavra escassez é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos a palavra escasso mais o sufixo –ez.

Cedilha (Ç) é um sinal gráfico usado abaixo da letra C (Ç) quando essa consoante aparece antes das vogais A, O, U. A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.

Zimbro

  • junípero;
  • genebreiro;
  • cedro;
  • zimbrão;
  • zimbreiro.

Exemplos de animais com Z
zebra (mamífero); zebu (mamífero); zangão (inseto); zorrilho (mamífero);

O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'. Pasquale usa como auxílios luxuosos as canções 'Casa', 'Cicatrizes' e 'Luzes de Ribalta', interpretadas por Emicida, Nelson Gonçalves e Moacyr Franco.

Sempre que nos quisermos referir a algo ou alguém que está próximo ou que mora ao lado, devemos utilizar a palavra vizinho. Vizinho tem sua origem na palavra em latim vicinus, tendo sofrido evolução. Todas as palavras da família de vizinho também deverão ser escritas com z: vizinha, vizinhar, vizinhança, …

Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março.

Entre os nomes mais populares femininos com a letra Z no ano de 2020 temos Zoe, Zara, Zélia, Zenaide e Zilda. Já quanto aos nomes diferentes femininos com a letra Z que estão na moda podemos citar: Zoe, Zara, Zélia, Zenaide e Zilda.

Tem mais depois da publicidade ;) Acerca da regra em questão vale observar que na última sílaba das palavras primitivas não constatamos a presença da letra “s”, razão pela qual todas são demarcadas com a letra “z”.

Que razão há para que uns tenham “s” e outros “z” em suas terminações? Resumidamente, mantém-se o “s” ou o “z” da palavra que dá origem ao verbo. Se não houver nem um nem outro, acrescenta-se o “z” para transformá-la em verbo.

Significado de surpresa
Que ou aquilo que causa espanto, o que gera admiração, situação que não condiz com o esperado, o que gera sentimento de prazer inesperado, ação de um grupo de pessoas em conjunto ou auxílio imprevisto por parte de alguns indivíduos. Conjugação do verbo surpresar na 3.