Por que como tanto desabafos de uma compulsiva alimentar?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Para demonstrar como o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) pode destruir o cotidiano de uma pessoa, os doutores Alfredo Halpern e Adriano Segal deram vida a Simone, uma jovem geniosa que sofre com crises de descontrole alimentar.

5 dicas para controlar a compulsão alimentar

  1. Procure o motivo que você come descontroladamente. Seja sincero com você mesmo do porquê você come demais. ...
  2. Evite a regra de comer de 3 em 3 horas. ...
  3. Aprenda a beber muita água. ...
  4. Tire da sua alimentação alimentos industrializados. ...
  5. Pratique atividade física.

Quais são as causas? As causas desse transtorno estão associadas aos fatores biológicos, psicológicos, genéticos e comportamentais. Contudo, é possível afirmar que há uma grande relação desse problema com transtornos de ansiedade e depressão, medo e estresse.

camomila

Chá de camomila: Esse chá é usado como calmante e ajuda a evitar a compulsão alimentar. Além disso, é ótimo para melhorar a qualidade do sono.

A lisdexanfetamina, ou dimesilato de lisdexanfetamina, é o único remédio oficialmente aprovado pela ANVISA para o tratamento do transtorno compulsivo alimentar, indicado para adultos, pois age diretamente no cérebro ajudando a reduzir o apetite e o número de episódios de compulsão por alimentos.

São esses os indivíduos que sofrem do Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA).
...
Os indicadores envolvem:

  1. Comer mais rápido do que o normal;
  2. Comer até se sentir cheio;
  3. Comer grandes quantidades mesmo sem fome;
  4. Comer escondido;
  5. Sentir repulsa por si e deprimido após o episódio;
  6. Sentir desconforto relacionado ao episódio.

Diagnóstico do transtorno de compulsão alimentar
Comer até se sentir desconfortavelmente cheio. Comer grandes quantidades de alimento quando não se sentindo fisicamente com fome. Comer sozinho por vergonha. Sentir-se nauseado, deprimido ou culpado depois de comer excessivamente.

Ao contrário da compulsão alimentar, a ansiedade não é um distúrbio e sim um estado de alteração emocional, imposto ao comportamento em situações de tensão, medo, expectativa e estresse.

A fome emocional é caracterizada pela ausência de sintomas físicos de fome e é desencadeada por algum aspecto emocional, como raiva, tristeza, angústia, ansiedade entre outros. Portanto, a fome emocional não tem relação com as nossas necessidades fisiológicas, mas sim com nosso estado mental e emocional.

Portanto, a ansiedade é um dos fatores que apresentam relação direta com a compulsão alimentar, pois os estímulos ansiosos para a comida, aos poucos, tornam-se um hábito. Muitas vezes, o ato de comer compulsivamente resulta de quadros associados à fome emocional, que surge de repente e a pessoa se vê dominada por ela.

O transtorno de compulsão alimentar é caracterizado por episódios em que o indivíduo consome grandes quantidades de alimentos, muitas vezes em alta velocidade, com a sensação de perda de controle, em um espaço de tempo de até 2h.

Compulsão Alimentar é um transtorno caracterizado por episódios recorrentes de compulsão. Então, você ingere grandes quantidades de alimentos (na maioria das vezes de forma muito rápida e só consegue parar quando sente desconforto). Então, isso vem acompanhado de um sentimento de total perda de controle de si mesmo.

É um distúrbio químico, derivado de um desequilíbrio nos mecanismos de fome e saciedade. Geralmente está associado a problemas de ansiedade e depressão. Esse transtorno atinge cerca de 3% da população mundial, segundo dados da Associação Americana de Psiquiatria.

Chá-verde

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

5 chás para tomar antes de dormir que podem te ajudar a perder...

  1. Chá de canela. shutterstock. O chá de canela tem propriedades que estimulam o pleno funcionamento do metabolismo do corpo. ...
  2. Chá de camomila. shutterstock. ...
  3. Chá de hortelã shutterstock. ...
  4. Chá de rooibos. shutterstock. ...
  5. Chá pu-erh. shutterstock.