Como alimentar a inteligência?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

5 alimentos para memória e inteligência

  1. Cereais integrais. Os cereais integrais são alimentos ricos em vitaminas do complexo B. ...
  2. Chocolate meio amargo. A cultura popular já recomendava o consumo de chocolate na hora de uma prova para melhorar a concentração. ...
  3. Maçã ...
  4. Salmão. ...
  5. Gengibre.

A Dieta da Mente recomenda a ingestão diária de um punhado de nozes, amêndoas, castanhas, pistache, macadâmia etc. As oleaginosas são ricas em sais minerais e vitamina E, um conhecido protetor do cérebro. Um estudo de revisão divulgado em 2017 mostrou que elas reduzem em 22% a chance de morrer por doenças.

A ausência de descanso, sobrecarga de trabalho e agenda lotada de compromissos pessoais, impede a devida recuperação do organismo e não deixa os hormônios se reorganizarem na mente, prejudicando o funcionamento do nosso cérebro.

Vários estudos têm mostrado que quando o uso de televisão ou videogame aumenta, o QI e o desenvolvimento cognitivo diminuem. Os principais alicerces da nossa inteligência são afetados: linguagem, concentração, memória, cultura (definida como um corpo de conhecimento que nos ajuda a organizar e compreender o mundo).

Maçã A maçã é, assim como o morango, uma das frutas que apresentam em sua composição a fisetina. Esse flavonoide ajuda a fortalecer as células do sistema nervoso, contribuindo para a conexão entre os neurônios. A maçã também atua eliminando as toxinas do organismo.

Alimente o seu cérebro
Existem alguns alimentos capazes de nutrir os nossos cérebros, e seu consumo é essencial para o bom desempenho mental. Exemplos dessas substâncias são o ômega-3 e alguns ácidos graxos, que podem ser encontrados em frutos secos — como as nozes e a soja —, e vários tipos de peixes.

A chamada “Pílula da Inteligência” trata-se do fármaco metilfenidato, comercializado como Ritalina ou Concerta, um medicamento tarja preta de classe psicoestimulante — droga que atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta e excitação do corpo.

A inteligência está diretamente relacionada a dois fatores: estímulos e memória. Em relação ao primeiro, ela pode não se desenvolver em sua plenitude caso não seja exercitada ou até lapidada.

O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas. QI (Quociente de Inteligência) é uma medida, um número que expressa a capacidade intelectual de um indivíduo com base em critérios de referência e comparações, estabelecendo uma relação entre sua idade mental e cronológica.

Tenha experiências que provoquem conexões mais ágeis dentro do seu cérebro, como a ginástica cerebral, ou seja, estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras. Para isso, você pode usar jogos, como quebra-cabeça, sudoku e hashi”, continua Tieppo.

Estudos apontam que a vitamina C pode auxiliar na produção de neurotransmissores e no desempenho cognitivo. Em quais destes alimentos ou bebidas é possível encontrar o nutriente? Peixes, como arenque e sardinha. Chocolates com alta concentração de cacau, como os tipos amargo e meio amargo.

No início do jejum, a glicose é obtida a partir do glicogênio (grande molécula armazenada como reserva de carboidratos), pela ação dos hormônios glucagon e epinefrina, sendo que esses estoques são esgotados entre 18 a 24 horas de jejum.

Apesar de as pesquisas mostrarem que entre 40% e 80% do seu QI ser definido geneticamente, ele não é um número fixo. Com alguns truques, pode ser possível aumentar o seu QI em até um desvio padrão. Uma dieta balanceada e uma rotina podem fazer maravilhas.

Os genes responsáveis pela inteligência estão contidos no cromossomo X. É por isso que os filhos herdam a inteligência das mães. As filhas recebem a inteligência de ambos. No entanto, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada.

  • Inteligência espacial. A inteligência espacial está vinculada com a habilidade de perceber semelhanças em formas espaciais e relacioná-las. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

Uma maneira ótima de melhorar a capacidade de raciocínio é fazer coisas novas sempre. A mente é como se fosse um músculo: ela precisa de exercícios e de estímulos.
...
Prefira jogos que exijam raciocínio.

  1. Procure jogos de tabuleiro complexos. ...
  2. Xadrez e damas também exigem raciocínio. ...
  3. Pense em jogos para jogar sozinho.