Por que Elias mandou Acabe comer e beber?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.

No caso de Elias, Deus havia falado que ia chover! Então, Elias viu a chuva caindo sobre o reino de Israel, que estava devastado pela seca e, consequentemente, pela fome. Nuvens escuras e baixas são sinais de chuva forte a caminho.

Introdução. O Profeta Elias chamou os filhos de Israel ao arrependimento. Para mostrar ao povo que o Deus de Israel era o único Deus verdadeiro, Elias desafiou os sacerdotes de Baal a uma competição. Elias prevaleceu na competição e depois abriu os céus para que chovesse.

Depois disse: 'Enchei quatro talhas de água e entornai-a sobre o holocausto e sobre a lenha'; assim o fizeram.

O contexto bíblico mostra que Deus realiza o extraordinário para cuidar de Elias.

Acabe queria uma propriedade que pertencia a um israelita que se recusava a vendê-la. Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte.

O Senhor ajudou Acabe e Israel a vencerem as batalhas. Depois de capturar Ben-Hadade, porém, Acabe fez um tratado com ele em vez de matálo, como o profeta lhe ordenara. Como resultado, foi dito a Acabe que ele seria punido por sua desobediência.

Quando olhamos para a história de Elias, observamos que ele foi um grande profeta, muito usado por Deus, porém, por alguns descuidos, passou por momentos difíceis de desânimo e falta de desejo de viver, o que fez com que ficasse totalmente apático diante do que Deus queria realizar através de sua vida!

Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas” (1 Reis 18.36).

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

O nome Orvalho vem do cântico profético de Moisés em Deuteronômio 32.2: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva”. A premissa de destilar é deixar cair gota a gota; gotejar.

O Profeta Elias e depois dele, o profeta Eliseu, eram os líderes dos Profetas, eram como um professor, um mestre, um deão acadêmico. Obadias, chama o profeta Elias de seu senhor (I Rs. 18:7), e se apresenta a ele como seu servo.

Elias foi um profeta do Velho Testamento que ministrou ao reino setentrional de Israel por volta de 900 a.C. Um relato de sua vida encontra-se em I Reis 17–II Reis 2. Ele possuía as chaves do poder selador do sacerdócio pelas quais as ordenanças de salvação se tornam válidas na Terra e no céu.

O livro de I Reis fornece um relato da morte de Davi, do reinado de seu filho Salomão e do declínio e da divisão do reino de Israel depois que Salomão e muitos de seus sucessores se voltaram para a adoração de ídolos. Também relata o ministério do Profeta Elias entre as dez tribos de Israel ao norte.