Por que falam que o gato têm 7 vidas?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Eles podem suportar quedas e outros acidentes sérios sem serem feridos fatalmente devido à anatomia do seu corpo. Os gatos têm uma grande área de superfície corporal comparada ao seu peso, o que reduz a força de aterrissagem. Então, é possível que seja daí o ditado que “gato tem 7 vidas”.

Acreditavam ainda que, quando esses deuses circulavam pelo mundo inferior, assumiam sempre a forma de um gato. Foi a partir daí que surgiu a lenda de que os gatos eram protegidos dos 9 deuses egípcios e que, a cada vida perdida, outro dos 9 deuses da Enéade reencarnava.

Ninguém sabe exatamente de onde vem a lenda que os gatos têm 7 ou, no caso, 9 vidas. Mas como a maioria das lendas relacionadas aos felinos surgiram na idade média, quando os gatos eram relacionados às bruxas, existe a suspeita de que a lenda parte desta época.

Os dois números têm um significado místico especial em diversas culturas e religiões. Na cabala, o sete é um dos algarismos de maior potência mágica e o nove não fica atrás, representando a vida e a abundância.

“Não é do fruto que ele tem medo, é do desconhecido”, comenta. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, completa. Ou seja, gato não tem medo de pepino, ele fica assustado com essa surpresa desagradável.

Fala-se que os gatos são capazes de perceber boas energias e que se aproximam de pessoas que emanam essas vibrações positivas. No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã.

Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos.

O que é Gato Preto:
Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar. No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.

Melhoram a nossa saúde
Os gatos contribuem com muitos benefícios para as pessoas que vivem com eles. Existem estudos que afirmam que eles têm a capacidade de nos fazer relaxar e de reduzir o estresse. Se você abraça ou dorme com o seu animal de estimação, sua pressão arterial se reduzirá.

A fofura desses animais vem acompanhada de um instinto dominador. Eles entendem que podem comandar cada canto da casa e são capazes de demonstrar suas insatisfações, podendo até sinalizar quando não gostam da ração do pote até que seja trocada por alguma que aprovem.

Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida.

Eles são grandes predadores de pequenos animais, e podem sobreviver solitários quando há escassez de comida, ou viver prosperamente quando há comida abundante. E é por isso que sentiríamos falta deles. Gatos são vitais para controlar a população de ratos e outros roedores.

Para os ingleses e outros povos falantes do inglês, os gatos têm nove vidas, diferentemente de alguns países árabes, ibéricos e latino-americanos, para as quais os gatos têm sete vidas.

12 – 18 anos