Por que meu número foi cancelado?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Normalmente, um cliente perde o número do seu celular por falta de pagamento. No caso de uma linha pré-paga, o cancelamento está atrelado à validade dos créditos.

De acordo com a Resolução 632 da ANATEL, a operadora pode sim, cancelar a linha por falta de crédito. Já em relação à fidelidade, só pode ocorrer caso você tenha algum benefício em troca, como o desconto na compra de aparelhos, por exemplo.

Falta de pagamento de fatura
Se houver atraso na quitação do valor, a operadora, então, pode bloquear o número, inutilizando o chip até que a dívida seja paga. Na maioria dos casos, o bloqueio não é imediato. A operadora avisa sobre o não pagamento da fatura e pede que o cliente regularize a situação.

Confira a seguir o método de cada uma delas:

  1. Claro: ligue para *510#. ...
  2. Nextel: ligue para 0800 643 6424. ...
  3. Oi: ligue para *880#, selecione a opção de Serviços e, no menu seguinte, escolha a opção Consultar número. ...
  4. Tim: ligue para *846#. ...
  5. Vivo: envie um SMS com a palavra “Número” para 8300.

Para identificar se seu chip foi bloqueado, primeiro verifique quando foi feita a última recarga. Tendo em vista este prazo, você perceberá se está dentro do limite ou não. Nas mensagens do seu celular, cheque se recebeu algum alerta da operadora solicitando recarga ou informando quando aconteceria o cancelamento.

Após 90 dias do cancelamento da sua linha, o número ficará disponível para um novo usuário. Para evitar a perda do número, basta fazer uma recarga antes de passar os 90 dias após o cancelamento. Se quiser falar com um atendente, ligue para o 1052.

Se você perdeu o chip do celular, mas ainda tem acesso ao WhatsApp, não se preocupe. Afinal, o mensageiro continua funcionando normalmente com Wi-Fi e você pode utilizá-lo para enviar mensagens desde que o app não seja excluído ou tenha a conta removida.

Apesar disso, Saiba que não tem como receber SMS de um chip perdido sem que antes você consiga acesso a linha telefônica um outro chip com mesmo número, além disso, também é válido dizer que, em caso de cancelamento por falta de crédito, você também terá que recuperar o número.

Para recuperar o número de um celular perdido ou roubado é necessário que o chip tenha sido comprado no seu CPF. Em seguida, basta procurar a loja da sua operadora e solicitar a recuperação do número. Você irá comprar um novo chip que já virá cadastrado com seu número antigo.

Basicamente, os custos para recuperar um número de celular são o de um novo chip. Esse valor depende também da operadora. Porém, é comum que seja cerca de R$ 30,00.

Segundo a Resolução 632 da ANATEL, capítulo VI, a operadora pode cancelar a linha por falta de crédito ou pagamento. Ao atingir o tempo limite para não efetuar recargas, você pode receber chamadas por mais 30 dias. Depois desse prazo, todos os serviços podem ser bloqueados.

Tanto no pré-pago quanto no pós-pago, uma linha cancelada em definitivo não pode ser recuperada; o número do celular é liberado para uso por outro usuário.

Isso é o SIM swap, comumente conhecido como clonagem de celular. Essa pessoa terá acesso a tudo que seu celular deveria receber, sua lista de contatos, e seu código de verificação para contas com dois fatores de autenticação via SMS.

Se você não quiser receber ligações de um determinado número de telefone, basta bloqueá-lo. Quando o número tentar ligar para você, seu smartphone recusará a chamada automaticamente.

Sendo assim, para voltar a usar esse chip, você precisa negociar junto à empresa um novo plano e assim tentar viabilizar a volta do seu número antigo. Lembrando que, isso sempre deve acontecer antes que seu número antigo seja transferido para outro cliente.

Para isso, basta fazer o seguinte:

  1. Ligue para 1056 ou *144 e contate um atendente;
  2. Tenha em mãos seus dados (do titular da linha), pois somente ele é quem pode realizar solicitações desse tipo;
  3. Então, consulte a situação da sua linha com o número e o DDD de origem.

Trata-se do Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, que pode ser acessado por meio do endereço https://cadastropre.com.br. Basicamente, a ideia é identificar cadastros indevidos, de modo a evitar a ocorrência de fraudes com linhas a eles associadas indevidamente.

Observe se o chip está danificado
Além do compartimento onde fica o cartão, verifique se o chip não está sujo ou danificado, pois isso também faz com que o celular não o reconheça. Se estiver sujo, tente limpá-lo com um pano seco. Caso esteja danificado, verifique se é possível fazer a substituição na operadora.

Como reativar uma linha cancelada da Vivo? Como dissemos acima, é um processo rápido, prático e gratuito. Você deve entrar em contato com a operadora, através de qualquer aparelho de telefone. O número da Central de Atendimento da Vivo é 1058, é só ligar para eles e seguir os passos indicados pelos atendentes.

É possível recuperar conversas do WhatsApp de um número cancelado? Não é possível restaurar mensagens antigas se a operadora cancelou seu número. Isso porque, após um período inativo, a empresa disponibiliza o número do chip antigo para outro cliente.

Na situação de o usuário não colocar créditos por mais 45 dias (a partir da notificação inicial), o chip é bloqueado em definitivo, ficando assim por mais 30 dias até que ocorra o cancelamento do número de telefone — ou seja, a operadora pode passar a linha para outro cliente.