Quando levanto sinto dor no calcanhar?

Perguntado por: hfreitas3 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Alguns pacientes podem se queixar de dor no calcanhar, que é mais intensa ao levantar. Este quadro costuma estar associado à fascite plantar: uma inflamação na fáscia plantar – tecido responsável por amortecer o impacto dos pés quando eles estão em movimento.

Esse tratamento envolve majoritariamente exercícios de alongamento da fáscia plantar. Além disso, em alguns casos, podem ser indicados anti-inflamatórios, exercícios de fortalecimento, infiltrações, ondas de choque e a utilização de calçados adequados.

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
...
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:

  1. Gelo. ...
  2. Massagem. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Alongamentos. ...
  6. Splint para dormir. ...
  7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés.

O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, por ser um procedimento bem estabelecido para avaliar processo inflamatório, a precisão do exame em detectar alterações anatômicas durante a avaliação dos sintomas do paciente, possibilita ao reumatologista o uso do ultrassom como uma extensão do exame ...

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

Compressa de espinafre. O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor.

Causas da fascite plantar
Quem tem a curvatura do pé mais acentuada ou pratica muitos exercícios pode tensionar as fáscias, que tendem a inflamar. Há, ainda, outros fatores que contribuem para isso. Obesidade, atividade física de alto impacto, uso de calçados inadequados e deformidades nos pés favorecem o problema.

A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

POMADA MASSAGEADORA FISIO POWER 150g. Desenvolvido para ser utilizado nas massagens e aliviar dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo, tendinite, bursite e outras inflamações localizadas como pernas, quadris, lombares, ombros e coluna, artrite, artrose, reumatismo, hérnia de disco.

Óleo essencial de lavanda é anti-inflamatório
De acordo com um estudo, o óleo essencial de lavanda possui propriedades anti-inflamatórias. Dilua uma ou duas gotas em um óleo carreador, como azeite ou óleo de coco, e massageie a planta dos pés.

Diagnóstico da fascite plantar
A fascite plantar é caracterizada por dor localizada na face interna do calcâneo, que geralmente piora com os primeiros passos pela manhã ou após um período de inatividade. No exame físico há sensibilidade localizada durante a palpação no local da inserção da fáscia.

Na fascite plantar há uma alteração degenerativa no músculo que se estende do osso calcâneo aos dedos (fascia plantar), gerando processo inflamatório doloroso. No esporão de calcâneo há um crescimento ósseo (osteofito) próximo da fáscia plantar, motivado pela tração dos músculos flexores do pé.

Trabalhar a musculatura da sola do pé melhora sua sustentação e diminui a sobrecarga sobre a fáscia plantar. Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor.

Diagnóstico e tratamento
É indicado repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento das estruturas da região, ou seja, a fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

A caminhada é a atividade física mais indicada para quem tem fascite plantar e consegue fazer movimentos. Isso porque manter a movimentação do corpo é sempre importante e o repouso total não é indicado. Portanto, uma atividade de baixo impacto, como a caminhada, é uma boa escolha.

A bursite do tendão calcâneo é uma inflamação da bolsa cheia de líquido (bursa) localizada tanto entre a pele da parte de trás do calcanhar e o tendão calcâneo (chamada bursite posterior do tendão calcâneo), como na frente do ligamento do tendão calcâneo ao osso do calcanhar (chamada bursite anterior do tendão calcâneo ...