O que é bursite no calcanhar?

Perguntado por: mpilar . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

A bursite do tendão calcâneo é uma inflamação da bolsa cheia de líquido (bursa) localizada tanto entre a pele da parte de trás do calcanhar e o tendão calcâneo (chamada bursite posterior do tendão calcâneo), como na frente do ligamento do tendão calcâneo ao osso do calcanhar (chamada bursite anterior do tendão calcâneo ...

A bursite pode ser causada por qualquer tipo de atrito entre o osso e os tecidos moles. A causa mais comum é devido à pisada anormal e uso de calçados inadequados.

O tratamento da bursite inclui a adoção de hábitos simples, como fazer compressa de gelo, ficar em repouso e evitar a desidratação. O uso de medicamentos é comum, sobretudo de anti-inflamatórios e analgésicos, normalmente aliado a sessões de fisioterapia.

Tratamento da bursite do tendão de Aquiles

  1. Para ambos os distúrbios, compressas quentes ou frias, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e injeções de uma mistura de corticosteroide/anestésico.
  2. Para bursite posterior do tendão calcâneo, mudanças de calçados e, às vezes, cirurgia.

Quem tem bursite no pé pode fazer caminhada? A prática de atividade física durante a crise de dor causada pela bursite não é recomendada somente quando o paciente sente muita dor e a dor é intensificada pelo exercício físico. Nesses casos, é recomendada a diminuição do ritmo, até o processo inflamatório melhorar.

Os anti-inflamatórios, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) em comprimido, injetável ou gel, são prescritos pelo clínico geral ou ortopedista, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.

O diagnóstico médico da bursite é feito por um médico ortopedista levando em consideração exames de imagem e uma avaliação física. Os exames de ressonância magnética e ultrassonografia são os mais comuns para confirmar o diagnóstico da doença.

Em geral o quadro inflamatório, se tratado na fisioterapia dura em média 20 dias. Na fisioterapia temos recursos analgésicos, anti-inflamatórios e atua na causa central da patologia.

Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos.

O tratamento de bursite envolve, basicamente, algumas medidas sugeridas por médicos especialistas. Entre elas está o repouso, aplicação de gelo no local da inflamação e uso de remédios analgésicos para aliviar a dor. De acordo com o quadro do paciente, essas medidas podem ser suficientes no tratamento para bursite.

A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesão pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

Elevação frontal com a mão pronada: sentado em uma cadeira com as costas apoiadas no encosto, segurando um halter em cada mão e os braços abaixados na largura do corpo, eleve os braços até a altura dos ombros com as mãos pronadas. Faça 3 séries com 20 repetições.

Além da medicação, os exercícios para bursite no ombro são muito importantes, pois, eles fortalecem as estruturas da articulação, minimizando o risco da dor retornar.
...
Exercícios para bursite no ombro

  • 1 – Desenvolvimento. ...
  • 2 – Elevação frontal. ...
  • 3 – Puxada alta. ...
  • 4 – Elevação lateral. ...
  • 5 – Exercícios com faixa elástica.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Bursite do calcanhar
Esta inflamação geralmente surge em pessoas que praticam exercícios ou são atletas, após uma entorse ou contusão, mas também pode acontecer devido à deformidade de Haglund, que ocorre quando existe uma proeminência óssea na parte superior do calcâneo, causando dor próximo ao tendão de Aquiles.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

Se for impossível evitar carregar muito peso, o ideal é optar por sacolas com as alças mais largas, para distribuírem bem o peso e diminuir a força nas estruturas ósseas. É recomendável também não carregar tudo nas mãos e distribuir o peso pelos braços.

Os exercícios com movimentos que exigem uma amplitude maior devem ser evitados por quem sofre com a bursite. E com relação àqueles que padecem de tendinite, é necessário evitar exercícios com sobrecarga na área atingida. Quando estiver em crise, não é recomendável vir treinar de forma intensa.

Tratamento caseiro para aliviar os sintomas

  • Colocar gelo durante 20 minutos, cerca de 3 vezes por dia;
  • Utilizar joalheiras, em caso de bursite no joelho, para suportar a articulação e diminuir a dor;
  • Não dormir para o lado do quadril com bursite;
  • Ao dormir, colocar travesseiros para suportar a articulação.

Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.

Bursite não tratada pode evoluir para alguns problemas mais graves de saúde, a exemplo de bursite crônica. Além disso, diversas injeções repetitivas de esteroides, principalmente em um curto período de tempo, podem causar danos aos tendões.