Porque estourou o vidro do fogão?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Vidro é sempre vidro, e em alguns casos, esse material pode quebrar. Esse tipo de ocorrência, no entanto, é raríssima e exige a combinação de vários fatores, como o superaquecimento e o resfriamento logo em seguida, ou a queda de um objeto pesado sobre a superfície do eletrodoméstico.

os fogões ou cooktop que vi são de vidro temperado, ele vai quebrando e foi feito para suportar muito calor, ele vai quebrar por queda mesmo, é muito resistente, por calor, só se tiver muito azar de pegar um com defeito de fábrica.

O vidro temperado pode resistir a impactos 5 vezes mais fortes do que o vidro comum. Além disso, é ótimo para suportar peso, choques térmicos e, caso quebre, não gera fragmentos que possam causar ferimentos.

A mesa de vidro do fogão é resistente a altas temperaturas e ao peso, por isso, não oferecem riscos na cozinha.

Nas janelas, a quebra do vidro pode ocorrer por uma grande quantidade de fatores: flexibilidade e movimentação da estrutura do comércio ou residência, vento, impacto com outros objetos, granizo, estresse térmico, entre muitos outros.

Procure ondulações e imperfeições. Muitas vezes, no processo de aquecimento, pinças são utilizadas para remover o vidro temperado do calor, e deixam pequenas marcas que podem ser identificadas quando olhadas de perto. Verifique os cantos da peça de vidro.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

A recomendação é utilizar panelas de fundo plano. Panelas com fundo arredondado não permitem o posicionamento adequado sobre as grades. Além disso, outra indicação dos fabricantes é evitar o uso de panelas em material refratário, de cerâmica, de barro ou de pedra sabão.

O inox é o melhor modelo pra suportar panelas maiores! A maior vantagem do vidro é ser fácil de limpar, estar presente em todos os modelos de cooktops e ainda ser um luxo. Dá pra escolher essa mesa nos tipos a gás, elétrico ou por indução de até 5 bocas, viu?

Dicas e passo a passo para a limpeza:

  1. Use uma bucha macia. ...
  2. Detergente neutro é o mais indicado. ...
  3. Evite produtos abrasivos. ...
  4. Use um pano úmido. ...
  5. Fogão de vidro engordurado: nada de esponja de aço. ...
  6. Não esfregue seu fogão com mesa de vidro. ...
  7. Limpe o seu fogão após o uso. ...
  8. Seque imediatamente.

O VIDRO CORTA-FOGO.
Para resistir 60 minutos contra o fogo, precisamos de um vidro duplo, para ter 120 minutos, será preciso pelo menos um vidro quádruplo. O vidro corta-fogo se destaca também pela sua capacidade de reter a temperatura, além das chamas.

O vidro quebra a uma velocidade de alguns milhares de metros por segundo. O tiro de um fuzil como a AK47 ou o fuzil NATO G3 tem uma velocidade mais baixa, de até mil metros por segundo. Isto significa que: o vidro quebra mais rápido do que a própria velocidade da bala. Portanto, as quebras no vidro precedem as da bala.

Falando em números, a resistência do vidro comum é, em média, 400 Kgf/cm²; já tensão de compressão do vidro temperado é de aproximadamente 1000 Kgf/cm², cenário que efetiva resistência de 1400 Kgf/cm², o que representa 140 Mpa.

Para uma limpeza eficiente, basta um pano úmido com água e detergente neutro. Entre as desvantagens de ter um fogão com mesa de vidro é válido destacar que, no geral, ele é um eletrodoméstico mais caro. Para aqueles que estão focados apenas em custo-benefício, por exemplo, pode não ser a opção mais interessante.

Não, isso pode manchar a mesa ou entupir a saída de gás, prejudicando o desempenho da chama e a sua segurança.

Se estiverem muito engordurados, pode ser indicado deixá-los um pouco de molho em água morna com sabão ou detergente neutro. Para limpar o fogão com mesa de vidro, use uma esponja umedecida em toda a superfície com água morna e sabão neutro.