Quando foi criado o guarda-sol?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

3.000 anos

Inventado há 3.000 anos, o guarda-sol já foi também um acessório de luxo e indicador de aristocracia, conhecido como sombrinha.

A origem deste último está na Antiga China, sendo que as primeiras referências gráficas a este objeto surgem em torno ao ano 2400 a.C, apesar de ter sido criado no século XI a.C. O mais antigo que se conhece foi encontrado na cova Qin Shi Huang, o imperador que queria viver para sempre, onde a carruagem atada às ...

Um guarda-sol (chapéu-de-sol ou sombrinha) é uma espécie de guarda-chuva de maiores dimensões que se fixa geralmente nas areias das praias a fim de se obter sombra e uma maior proteção da luz do sol.

1 chapéu de sol, para-sol, chapéu, barraca, sombrinha, sombreiro.

O armário surgiu no século XVI, e era usado para guardar armas como o termo em português parece indicar, todavia, com o tempo, os nobres passaram a ter a catia depósitos de armas cada vez mais suntuosos e os armários começaram a ser usados para guardar o vestuário.

No século 17, o guarda-chuva já era popular na França e na Inglaterra. Feito de seda, era impermeabilizado com uma camada de cera e usado principalmente por mulheres da classe alta — ter um guarda-chuva era caro e símbolo de status. Mas a maioria das pessoas — principalmente os homens — não comprou a ideia.

A invenção do guarda-chuva
Dizem que a inventora do equipamento foi Lu Mei, uma jovem chinesa que havia feito uma aposta com o irmão mais velho. Os dois combinaram que tentariam inventar um equipamento para proteger as pessoas da chuva e Lu saiu vencedora.

Isso porque se tinha a ideia de que uma pessoa que usasse o acessório não teria condições de ter uma carruagem para transitar nos dias chuvosos.

Rua decorada com guarda-chuvas coloridos se transformou em parada obrigatória em Holambra (Foto: Divulgação) A rua decorada com guarda-chuvas coloridos se transformou em uma passagem obrigatória a ser visitada pelos turistas durante um passeio pela estância de Holambra, localizada no Circuito das Águas Paulista.

Foi um comerciante obcecado pelo objeto que deu início à quebra do preconceito com os guarda-chuvas: Jonas Hanway. Ele foi um comerciante e provavelmente o primeiro cidadão londrino a portar um guarda-chuva diariamente, inclusive nos dias de sol.

1 sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela, umbrela.

Os tipos mais comuns são haste de alumínio, PVC, aço e madeira. Hastes de metal como o alumínio, por exemplo, são leves e fáceis de carregar e têm maior durabilidade contra a maresia. Já as hastes de madeira podem ser mais pesadas e têm menor durabilidade em relação à umidade.

Como o próprio nome já diz, as Sombrinhas seriam usadas nos dias de sol, para fazer sombra, e os Guarda-Chuvas seriam usados nos dias de chuva, para proteger da chuva.

O grande diferencial do ombrelone frente ao guarda-sol é o material: tanto sua haste quanto seu toldo são mais resistentes que o guarda-sol. Além disso, o ombrelone conta com uma abertura na parte superior, que funciona como saída de ar.

Lona plástica é o tipo mais recomendável
Segundo ele, a lona plástica impede que todos os raios ultravioletas passem. Já o guarda-sol de poliéster combinado com a aplicação de silver, uma camada criada por empresas estrangeiras, aumenta o fator de proteção solar para 90%.

A altura dos guarda-sóis varia entre 110 até 220 cm.
Alguns modelos possuem altura ajustável, mas a maioria tem essa medida fixa. Por isso, antes da compra, confira essas informações do fabricante e escolha a mais confortável para você. Se você mede 180 cm, por exemplo, pode ser incômodo usar um guarda-sol de 160 cm.

A palavra guarda-sol é formada por dois radicais: guard + sol. Radical é a parte da palavra que contém o seu significado, ou seja, podemos dizer que é a sua parte mais importante.