Qual é a diferença do guarda-chuva para o guarda-sol?

Perguntado por: oramos6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Como o próprio nome já diz, as Sombrinhas seriam usadas nos dias de sol, para fazer sombra, e os Guarda-Chuvas seriam usados nos dias de chuva, para proteger da chuva.

Guarda-chuva, ou também Chapéu de Chuva no português de Portugal, ou ainda de sombrinha, é um objeto usado para proteção contra sol e chuvas que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico.

Lona plástica é o tipo mais recomendável
Segundo ele, a lona plástica impede que todos os raios ultravioletas passem. Já o guarda-sol de poliéster combinado com a aplicação de silver, uma camada criada por empresas estrangeiras, aumenta o fator de proteção solar para 90%.

O FPS do guarda-sol para praia é informado pelo fabricante e, para ter boa eficiência, deve ser 50 ou 50+, que protegem com 98% e 99% dos raios UV, respectivamente. Muitas marcas indicam que possuem FPS 100, o que é equivalente a FPS 50+, ou seja, oferecem proteção contra 99% dos raios UV.

Os tipos mais comuns são haste de alumínio, PVC, aço e madeira. Hastes de metal como o alumínio, por exemplo, são leves e fáceis de carregar e têm maior durabilidade contra a maresia. Já as hastes de madeira podem ser mais pesadas e têm menor durabilidade em relação à umidade.

vermelho

A cor que mais protege o sol é o vermelho, porque a onda de luz vermelha é a mais longa, e pode absorver muitos raios ultravioleta da luz solar.

O grande diferencial do ombrelone frente ao guarda-sol é o material: tanto sua haste quanto seu toldo são mais resistentes que o guarda-sol. Além disso, o ombrelone conta com uma abertura na parte superior, que funciona como saída de ar.

Posso colocar guarda-sol na praia? Nas praias, agora está permitido o uso de guarda-sóis.

E o(s) guarda-chuva(s)?
Ou seja, na Mesopotâmia, região hoje do Iraque, já naquele tempo existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis – contra o Sol, não contra a chuva, até porque, é claro, chuva era algo muito raro naquela região.

1 sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela, umbrela.

- O guarda-chuva não precisa combinar impecavelmente com a roupa, mas também não pode destoar completamente do estilo. Se você trabalha num escritório e se veste de maneira mais formal, nem arrisque chegar ao trabalho levando um na cor rosa-choque ou com algum personagem de desenhos infantis.

A palavra “guarda-sol” vem da raiz latina da palavra “umbra”, que significa sombra ou sombra. A partir do século XVI, o guarda-sol tornou-se popular no mundo ocidental, especialmente nos climas chuvosos do norte da Europa. A princípio, era considerado apenas um acessório adequado para mulheres.

Guarda-sol
Uma das ideias é colocar acima do suporte para cadeiras, onde ele não irá atrapalhar em nada o seu dia a dia. Se o seu guarda-sol tem uma capa com alça, você também pode mantê-lo pendurado em um ganchinho, dentro da sua lavanderia.

1 chapéu de sol, para-sol, chapéu, barraca, sombrinha, sombreiro.

Para prender o ombrelone, basta colocar uma cordinha fixando a haste da parte superior da peça a algum muro ou elemento fixo. Ou então, se a cordinha não for suficiente, ou se existir um muro ou uma parede próxima, o ideal é usar um ombrelone de parede.

Eles são uma espécie de tenda aberta de todos os lados, que você prende facilmente no chão de areia ou grama. Além disso, eles são práticos e fáceis de levar pra qualquer lugar!

Atualmente, existem quatro tipos de guarda presentes no ordenamento jurídico brasileiro, classificadas como: guarda compartilhada, guarda unilateral, guarda alternada e guarda nidal.

Como cuidar do ombrelone? Para aumentar a durabilidade do ombrelone, recomendamos fechá-lo quando não estiver em uso, principalmente em situações de fortes chuvas, ventos e tempestades. A limpeza da estrutura pode ser feita com água e sabão neutro e o tecido pode ser lavado direto na máquina de lavar comum.

Os tecidos sintéticos — aqueles que são feitos poliamida e fibras de poliéster — têm em sua base de fabricação o dióxido de titânio. Já às peças em algodão é incorporado um aditivo fotoprotetor com o objetivo de complementar o bloqueio da passagem dos raios UV.

O tecido Sun Cover, com protetor solar impregnado diretamente no fio, utilizado para confeccionar as roupas e acessórios, protegem 98% ou mais a pele da radiação solar.