Porque quem trabalha a noite ganha mais?

Perguntado por: lagostinho4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Trabalhadores celetistas que trabalham durante período da noite possuem uma carga horária contrária ao “horário comercial”, ou seja, sua jornada de trabalho começa à noite. Esses empregados ganham o mesmo salário da jornada de trabalho diurna e o acréscimo de adicional noturno em sua folha de pagamento.

O trabalho em turno apresenta diversos riscos à saúde e é importante que você esteja ciente disso. Mas é possível diminuir esse risco com hábitos saudáveis. Tente garantir um sono de qualidade, de ao menos 7 a 9 horas por dia. Se não for possível manter esse sono em um único período, programe cochilos.

Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.

Nas empresas, precisamos do trabalho diurno, mas o home office, como profissionais liberais muitas vezes optam pelo trabalho noturno, pois sua produtividade é maior e dá maior resultado. E a ciência está do lado de quem trabalha no melhor horário pra si.

Inclusive, trabalhar pela manhã é muito mais vantajoso se você organiza suas tarefas antes mesmo de ir dormir. Além de você não perder tempo com isso de manhã (dando abertura pra procrastinação), seu inconsciente trabalha na solução das suas tarefas enquanto você dorme.

A hora noturna, nas atividades urbanas, deve ser paga com um acréscimo de no mínimo 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora diurna, exceto condições mais benéficas previstas em acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.

O trabalho noturno não reduz o tempo para acesso à aposentadoria. Trabalho noturno reduz o tempo para aposentadoria? Não. A hora do trabalho noturno já é reduzida e apesar disso conta como tempo de serviço normal.

De acordo com a CLT, a porcentagem mínima do adicional noturno é de 20% para trabalhadores urbanos e de 25% para trabalhadores rurais. É importante verificar o que determina a convenção coletiva da categoria do trabalhador para o adicional noturno, pois o valor pode variar.

Redução da hora
Desse modo, se o trabalhador laborar por todo o período noturno, sua jornada de trabalho real estará limitada a 7 horas, que é o valor resultante do cálculo 52 minutos e 30 segundos multiplicada pelas 8 horas de jornada. O tempo excedente deverá ser remunerado como hora extra.

Os trabalhadores noturnos são aqueles que trabalham entre 22h de um dia e 5h do outro no caso de atividades urbanas; e entre 20h e 4h no caso de atividades rurais, segundo as leis trabalhistas.

Tempo da jornada de trabalho
A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

A lei trabalhista não fala nada específico sobre folga do trabalho noturno, sendo válida a mesma regra aplicada ao trabalho diurno.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.

Alguns exemplos são:

  • Iogurte desnatado com pão integral com queijo branco baixo em gorduras;
  • Leite desnatado com bolacha Maria e uma fruta;
  • 2 ovos cozidos ou mexidos com pão integral;
  • Vitamina de fruta com 2 torradas integrais com 1 colher de sobremesa de manteiga ou manteiga de amendoim.