Porque tem guarda-chuva no Baile?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

É pra refrescar. Você faz o movimento de cima pra baixo e isso gera um vento natural que refresca o portador e seu entorno. Aí por ser um baile tem a briga de quem tem o guarda chuva mais da hora, sendo Oakley e Lacoste os mais legais pra levar.

No Sul, observamos que emprega-se a palavra sombrinha para femininos e que costumam ser sombrinhas estampadas. Já a palavra guarda-chuva é usada para guarda-chuvas masculinos; costumam ser de cores neutras e sóbrias. Em São Paulo, há pouca ou quase nenhuma diferença entre as duas palavras.

Não se tem nenhum registro histórico que comprove com exatidão quem foi o inventor do guarda-chuva. Porém, é sabido que o acessório surgiu na China, por volta do século XI a.C. Percebe-se, portanto, que se trata de um invento bastante antigo e que há muitos séculos está presente em nossa sociedade.

E o(s) guarda-chuva(s)?
Ou seja, na Mesopotâmia, região hoje do Iraque, já naquele tempo existiam artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis – contra o Sol, não contra a chuva, até porque, é claro, chuva era algo muito raro naquela região.

A sombrinha tem em sua origem os tradicionais guarda-chuvas, utilizados de forma rotineira no dia a dia dos recifenses do início do século 20, como forma de se proteger do sol.

As marcas Gucci e Adida se uniram para lançar um guarda-chuva que custa mais de US$ 1,6 mil.

umbrella s (plural: umbrellas)
Um guarda-chuva é conveniente em caso de chuva.

A moda do guarda-chuva surgiu nas raves e "pool parties" americanas, como proteção do sol, mas acabou se transformando numa manifestação de orgulho dos jovens que portavam e exibiam marcas como a Oakley. A empresa fundada em 1975 por Jim Jannard é hoje referência da cultura da ostentação.

Um deles, que ia aberto, simbolizava o poder temporal e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual. Foram os Japoneses e Chineses que mais contribuíram para a sua adopção como um simples acessório de protecção para a chuva e para o sol, sem quaisquer valores sociais ou divinos associados.

cidade de Águeda

E por falar em sombrinhas, você sabe como tudo começou? Centenas de guarda-chuvas tomam as ruas da pequena cidade de Águeda, na R. Luís de Camões, 3750-159, em Portugal, durante o mês de julho de 2014, encantando todos os que por ali passam.

Guarda-chuva, ou também Chapéu de Chuva no português de Portugal, ou ainda de sombrinha, é um objeto usado para proteção contra sol e chuvas que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico.

A forma correta é guarda-chuvas. É uma palavra composta formada por um verbo (guarda) e um nome (chuva), pelo que apenas o segundo elemento varia em número.

Falando de forma geral o sonho com guarda-chuvas significa que a pessoa está sentindo a necessidade de proteger sua consciência do que é inconsciente. Pode se tratar tanto de emoções positivas como negativas, tudo vai depender da forma como estava o objeto durante o sonho e do momento que você está vivendo.

Guarda-Chuva é um substantivo masculino composto, formado por justaposição* da forma verbal “Guarda” (do verbo Guardar) e do substantivo “Chuva”, ou seja, Guarda + Chuva. Juntas, essas duas palavras tem um significado próprio: O de um objeto que te protege da chuva.

ABRIR O GUARDA-CHUVA DENTRO DE CASA DÁ AZAR – A ORIGEM DA SUPERSTIÇÃO. Segundo a superstição abrir um Guarda-Chuva a dentro de casa atrai má sorte e, por isso, muitas pessoas sempre deixam seus Guarda-Chuvas e Sombrinhas sempre fechadas dentro de casa.

Há guarda-chuvas dobráveis ou longos, com design clássico ou invertido, com sistema de abertura e fechamento automático ou manual, para uma ou mais pessoas. E, é claro, com uma grande variedade de designs que vão desde toldos em forma de cúpula até os transparentes.