Quais os 2 tipos de som?

Perguntado por: vmelo7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia. Confira a seguir as características de cada um deles!

Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves. Intensidade: A intensidade do som diz respeito à quantidade de energia que a onda sonora transmite.

SOM MUSICAL: É a vibração sonora regular,é produzido por um corpo sonoro musical. Por exemplo: Um instrumento musical, canto de um pássaro e a voz humana. SOM NÃO MUSICAL: É a vibração sonora irregular, isso não significa que esta errado ok. Ele é produzido por som de máquinas, turbinas de avião, por trovões e etc…

As fontes sonoras são todos os dispositivos que emitem sons. Nas cordas vibrantes, estão os instrumentos musicais de corda, como por exemplo, a viola, o violão, o violino, o cavaquinho entre outros.

onda mecânica

O som é classificado como uma onda mecânica (precisa de um meio de propagação), longitudinal (possui a propagação paralela à vibração) e tridimensional (propaga-se em todas as dimensões).

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

TODOS OS SONS QUE SÃO PRODUZIDOS PELA NATUREZA DAMOS O NOME DE SONS NATURAIS, COMO É O CASO DA CHUVA, DA TROVOADA, DO RUÍDO DO MAR A BATER NAS ROCHAS OU NA AREIA, DO RUÍDO DA ÁGUA DOS RIBEIROS A CORRER POR ENTRE AS PEDRAS, DOS SONS PRODUZIDOS PELOS ANIMAIS OU DO RUÍDO DO VENTO.

Um som é dito agudo quando está em alta frequência relativo à audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz (kilohertz) são considerados agudos. Sua propagação tende a ser mais direcional, devido ao curto e pequeno comprimento de onda, diferente dos sons graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.

Shazam: uma alternativa
O Shazam identifica as músicas em segundos e te dá todas as informações necessárias, como nome, artista e letra completa. Quer mais opções ainda? Existem outros aplicativos para descobrir o nome da música que está tocando, como o SoundHound e o Musixmatch.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

O som é grave, por exemplo, quando identificamos uma pessoa de voz “grossa” ou quando escutamos o som do bumbo da bateria, violoncelo, tuba ou mesmo do trovão ou do grilo. Médio, quando a voz não é “grossa” e nem “fina”, ou quando as pessoas estão reunidas conversando.

A intensidade é medida em decibéis.
Além disso, o som intenso é considerado como um som forte e o som de baixa intensidade é um som fraco. timbre: essa característica é a que usamos para distinguir a natureza do som. É um modo de vibração sonora e cada fonte tem seu próprio timbre.

Ondas mecânicas são perturbações no meio que se propagam transportando energia. O exemplo mais fundamental para entendê-las é o som. O som nada mais é do que uma onda mecânica que atua no meio à sua volta perturbando as partículas que ali se encontram. Essa perturbação é propagada pela energia transportada pela onda.

As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Som musical: O som musical é resultado da vibração sonora regular, causada por um corpo sonoro musical, pelos cantos dos pássaros,voz humana,sinos instrumentos musicais.

Você sabe o que é a frequência sonora? Ela se refere à velocidade na qual as ondas de som se propagam no ar. Ela ocorre por meio de vibrações, as quais podem ser mais espaçadas ou mais intensas, formando o que conhecemos como ruídos agudos e graves.