Quais são os tipos de som?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos. Os sons baixos, por sua vez, são aqueles que apresentam baixas frequências, tratando-se, portanto, de sons graves.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

SOM MUSICAL: É a vibração sonora regular,é produzido por um corpo sonoro musical. Por exemplo: Um instrumento musical, canto de um pássaro e a voz humana. SOM NÃO MUSICAL: É a vibração sonora irregular, isso não significa que esta errado ok. Ele é produzido por som de máquinas, turbinas de avião, por trovões e etc…

  • aliteração.
  • paronomásia.
  • assonância.
  • onomatopeia.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos. Isso é feito a partir da frequência do som.

São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

O som que ouvimos, seja em músicas, no trânsito, na escola, na natureza, têm 4 propriedades. Você sabe quais são elas? Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.

Essas ondas se propagam vibrando as partículas do ambiente. O som é uma onda mecânica captada pela orelha, é chamada de onda sonora, quando uma corda de violão é tocada, ela vibra e esse movimento provoca a perturbação no ar, criando zonas de compressão e expansão que se propagam pelo ambiente, afastando-se da fonte.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Um som é dito agudo quando está em alta frequência relativo à audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz (kilohertz) são considerados agudos. Sua propagação tende a ser mais direcional, devido ao curto e pequeno comprimento de onda, diferente dos sons graves, que tendem a se propagar omnidirecionalmente.

AGUDO: SOM COM MAIOR FREQUÊNCIA (VIBRAÇÕES RÁPIDAS), QUE CORRESPONDEM A UM SOM ALTO, AGUDO. EXEMPLO: APITO, SIRENE DA AMBULÂNCIA, FLAUTA DOCE E VIOLINO. GRAVE: SOM COM MENOR FREQUÊNCIA (VIBRAÇÕES LENTAS), QUE CORRESPONDEM A UM SOM BAIXO, GRAVE.

SONS NATURAIS: SONS DA NATUREZA GERALMENTE SÃO ESPONTÂNEOS E NÃO CONTROLAMOS. EXEMPLOS: TROVÃO, CHUVA, CACHOEIRA, ONDAS DO MAR, PÁSSAROS, VENTO NAS FOLHAS E MIADO DO GATO. SONS MECÂNICOS/ ARTIFICIAIS: SONS DE OBJETOS OU MÁQUINAS PRODUZIDOS PELO SER HUMANO.

SÃO TODOS OS SONS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE SÃO PRODUZIDOS PELO SER HUMANO DAMOS O NOME DE SONS HUMANIZADOS, TAIS COMO O SOM PRODUZIDO PELO TRABALHAR DOS AUTOMÓVEIS, O TOCAR DE UMA CAMPAINHA, O ESTALAR DOS DEDOS E OS SONS PRODUZIDOS PELA TUA VOZ.

Qualquer corpo elástico capaz de vibrar pode produzir um som e nesse caso, recebe o nome de fonte sonora, alguns exemplos são o diafragma de alto-falante e o diapasão.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras.

Letras representam fonemas
Os sons da nossa fala são produzidos pelo aparelho fonador. Esses sons são chamados de "fonemas".

Sons de objetos
relógiotic-tac, tique-taque
sinoblém, blom
motor de automóvelvrum
buzinabi-bi, fom-fom