Quais são as formas de segregação?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Segregação pode referir-se a:

  • Segregação racial — separação ou isolamento de uma raça ou grupo étnico.
  • Segregação urbana.
  • Segregação espacial.
  • Apartheid — regime político de segregação racial.
  • Segregação cromossômica, durante a meiose, dos cromossomos de origem paterna e materna.

A segregação socioespacial é um problema presente no Brasil e esse, decorre das relações capitalistas, visto que o desenvolvimento econômico, bem como os avanços políticos e sociais ocorreram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que propiciou o surgimento das desigualdades nos mais diversos contextos.

Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.

Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros. A segregação pressupõe um desequilíbrio de forças entre o grupo segregado e os autores da segregação.

Segregação residencial consiste na separação espacial de pessoas conforme sua classe social. A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social.

A segregação pode refletir-se no acesso aos recursos (o emprego, o sistema de saúde, a educação, a habitação), o que intensifica as diferenças entre os grupos que se encontram segregados. Um exemplo de segregação ocorre com os bairros (ou condomínios) privados.

Em uma cidade com alto nível de desigualdade, a segregação espacial pode limitar os recursos e serviços localmente disponíveis especialmente para os pobres, e diminuir os ganhos das interações sociais no ambiente urbano, além de uma oferta mais limitada no que diz respeito a serviços como educação e saúde em comparação ...

Uma forma de combater essa segregação é a sociedade civil se organizar e reivindicar seus direitos, previstos na Constituição Federal. Do contrário, esse processo só tende a se agravar.

Por essa visão, a segregação socioespacial acontece no acesso aos serviços coletivos, na atenção às políticas públicas para cada grupo, além da própria configuração espacial das cidades para manter divisões — com o estado, em muitos casos, atuando para demarcar essa separação entre ricos e pobres.

2. São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto: (A) As favelas.

Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distanciamento social e físico é oriundo de fatores biológicos ou sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade, entre outros.

Morumbi e Paraisópolis, em São Paulo
Um dos maiores exemplos de desigualdade socioespacial é a relação entre Morumbi e Paraisópolis. Ambos os bairros abrigam diferentes segmentos sociais, classes A, B, C, D e E, respectivamente. Na favela, há mil habitantes por hectare e no Morumbi, 30 habitantes por hectare.

Como vimos, a segregação urbana está intimamente ligada à concentração de renda. Países com melhor distribuição das riquezas, como a Suécia e a Dinamarca, tendem a ter uma oferta mais uniforme do serviço público de qualidade, o que dificulta o surgimento de “zonas pobres”.

A segregação racial pode se manifestar quando as pessoas de determinada “raça”, ou de “raças” diferentes do grupo dominante, são impedidas ou desencorajadas de frequentar locais públicos, como restaurantes, cinemas, transportes ou mesmo de residir em determinados bairros.

O que é a lei de segregação independente? A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

A segregação de função é importante porque ajuda a garantir a integridade dos dados e informações da empresa. Ao separar as funções e tarefas entre diferentes pessoas, a organização pode garantir que nenhuma pessoa tenha acesso a mais informações do que o necessário para realizar suas funções.

A segregação no Brasil, socioeconômica e racial, apresenta-se com diferentes feições: o quadro de invisibilidade esconde os espaços, lugares e posições em que a população negra cotidianamente vive, o que sobressai é a questão de classe social, tornando o quadro étnico racial secundário e/ou inexpressivo; é estrutural, ...

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

É na separação de grupos no contexto urbano que a segregação assume seu sentido mais comum, de modo que as pesquisas sociológicas abordam esse fenômeno, principalmente, pela via das segmentações e distâncias entre as localizações das residências.

SEGREGAÇÃO | Ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Refere se ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar, destes indivíduos para com os outros colegas.

1 afastamento, apartação, desligamento, desmembramento, desunião, discriminação, distanciamento, insulação, isolamento, marginalização, segregamento, separação.