O que é segregação social no Brasil?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A segregação socioespacial é um processo marcado pela desigualdade social. Segregação socioespacial ou segregação urbana é um processo caracterizado pela diferença socioeconômica das populações que é expresso pela questão habitacional.

A segregação socioespacial é um problema presente no Brasil e esse, decorre das relações capitalistas, visto que o desenvolvimento econômico, bem como os avanços políticos e sociais ocorreram de forma desigual entre as regiões brasileiras, o que propiciou o surgimento das desigualdades nos mais diversos contextos.

Morumbi e Paraisópolis, em São Paulo
Um dos maiores exemplos de desigualdade socioespacial é a relação entre Morumbi e Paraisópolis. Ambos os bairros abrigam diferentes segmentos sociais, classes A, B, C, D e E, respectivamente. Na favela, há mil habitantes por hectare e no Morumbi, 30 habitantes por hectare.

Segregação pode referir-se a:

  • Segregação racial — separação ou isolamento de uma raça ou grupo étnico.
  • Segregação urbana.
  • Segregação espacial.
  • Apartheid — regime político de segregação racial.
  • Segregação cromossômica, durante a meiose, dos cromossomos de origem paterna e materna.

SEGREGAÇÃO | Ocorre quando a escolarização de estudantes com deficiência é oferecida em ambientes separados, como nas escolas especiais, isolados de alunos sem deficiência. Refere se ao distanciamento forçado, ainda que no mesmo espaço físico escolar, destes indivíduos para com os outros colegas.

Segregação residencial consiste na separação espacial de pessoas conforme sua classe social. A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social.

1 afastamento, apartação, desligamento, desmembramento, desunião, discriminação, distanciamento, insulação, isolamento, marginalização, segregamento, separação.

A segregação racial gera violência e permanentes tensões que, sob determinadas condições, transformam-se em convulsões sociais e acarretam mortes, danos à integridade física, danos patrimoniais, instabilidade social e política.

Essa forma de desigualdade também pode gerar exclusão e marginalização social, o que afeta a qualidade de vida das pessoas e a coesão social. Para combater a segregação social, é necessário promover políticas públicas que garantam o acesso igualitário a recursos e oportunidades para todos os grupos sociais.

Uma forma de combater essa segregação é a sociedade civil se organizar e reivindicar seus direitos, previstos na Constituição Federal. Do contrário, esse processo só tende a se agravar.

Consideramos a segregação de base racial é estrutural e institucional, portanto, de 1870 até 1930 e, especialmente, no transcorrer do século XX e o momento atual, a população negra encontra-se nos lugares de subalternidade socioeconômica e espacial.

Também aumenta o número de favelas e das casas em áreas irregulares. As pessoas que moram nessas regiões têm baixos salários e que não têm outra opção a não ser morar em locais com pouca infraestrutura, o que caracteriza a segregação urbana.

As desigualdades socioespaciais são aparentes na paisagem urbana brasileira. Por um lado, há uma disseminação de condomínios residenciais de luxo; enquanto, do outro, existe um crescimento de bairros pobres, com moradias em favelas ou loteamentos clandestinos de pouca ou nenhuma infraestrutura.

A residência em locais altamente segregados teria como principais conseqüências o isolamento em relação às redes sociais e econômicas mais relevantes e a exposição a diversas condições de risco, que gera uma série de "externalidades negativas" com efeitos significativos sobre os circuitos de reprodução da pobreza ( ...

Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.

Colocar-se de lado; pôr-se à margem de; separar ou separar-se: a inveja segregava os amigos; a inteligência segrega o inábil do hábil; segregou-se da reunião de condomínio. Eliminar ou expectorar quaisquer tipos de secreções; secretar: segregar pus.

Como vimos, a segregação urbana está intimamente ligada à concentração de renda. Países com melhor distribuição das riquezas, como a Suécia e a Dinamarca, tendem a ter uma oferta mais uniforme do serviço público de qualidade, o que dificulta o surgimento de “zonas pobres”.

Separação geográfica de grupos em razão da sua raça, etnia, religião ou qualquer outra categoria que arbitrariamente é utilizada como motivo de discriminação espacial dos seus membros. A segregação pressupõe um desequilíbrio de forças entre o grupo segregado e os autores da segregação.

Na exclusão, a pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse. Na segregação, a pessoa tem oportunidade de participar em locais e atividades exclusivos para a pessoa com deficiência, sem outras pessoas sem deficiência.