Quais são as frutas do Orixá Oxumarê?

Perguntado por: agoncalves6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

banana da terra, maracujá, amendoim, maçã, batata doce, uva rosada, melancia, melão, pepino, pinha, atemóia, graviola, laranjas doces. Geralmente oferendamos duas frutas de cada tipo, ou então em números pares, em razão do simbolismo ligado à onda dupla de Oxumarê e ao sentido da união e da atração de energias.

Conheça as ervas de Oxumarê:
Ervas quentes para diluir, desfazer ou limpar: angica, buchinha do norte, dandá, espinheira santa, orégano, urucum, valeriana. Ervas mornas para colorir, renovar, rejuvenescer: graviola, artemísia, guaco, maracujá, insulina, periquito, guaraná.

Seus números para sorte: 5, 7 e 13. Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris.

Oxumaré na Umbanda
Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

Na nação jeje, sua cor é o amarelo e preto de miçangas rajadas. Já no candomblé queto, suas cores são o verde e amarelo intercaladas. Porém essas cores definem apenas o fio de contas, pois todas as cores do arco-íris lhe pertencem.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.

Oxumaré é o arco-íris, a serpente.

Ferramenta Oxumaré [Bessem] - Níquel Velho - 29mm.

Como fazer a oferenda:
Misture-os com a cebola. À parte, cozinhe as 5 batatas-doces até que elas estejam bem moles, no ponto de purê. Retire as 5 batatas e as amasse todas até que fique tudo um bolo só. Depois, forme cinco bolas de tamanho semelhantes e as coloque sobre a forma, como uma estrela de cinco pontas.

O dia da semana de culto ao orixá é a terça-feira; suas cores são o amarelo e o verde (ou preto), além das cores do arco-íris; seus símbolos são o ebiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas das palmeiras), a serpente, o círculo e o bradjá (colar de búzios); e sua saudação é: A Run Boboi!!!

Oxumaré é um orixá originário do Mahi, no antigo Daomé. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, ou ainda, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Filho de Nanã Buruku com Oxalá, na mitologia Fon, Oxumaré está ligado à criação do mundo, a fecundação da existência, a renovação da vida.

História de Oxumaré
Mas devido a praga jogada em Nanã, Oxumaré também nasceu com problemas de formação, sem braços e pernas, como uma serpente, ele rastejava pelo chão como o réptil, mas a sua forma era humana.

Para o renomado pesquisador Pierre Verger, por exemplo, Oxumarê pode ser associado à riqueza: Oxumarê é o arquétipo das pessoas que desejam ser ricas; das pessoas pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos e que não medem sacrifícios para atingir seus objetivos.

ÒSÙMÀRÈ - OXUMARÊ: Girassol, acentua a atração e sedução.

A Orixá Oxum é amor em todos os sentidos. Oxumaré é a renovação do amor na vida dos seres. E onde o amor cedeu lugar a paixão, ou foi substituído pelo ciúme, então cessa a irradiação de Oxum e inicia-se a dele, que é diluidora tanto da paixão como do ciúme.

COR AMARELO E PRETO (OU VERDE) OU TODAS AS CORES DO ARCO ÍRIS (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, índigo e violeta)

Oração de Oxumaré
Purifique nosso espírito com Vosso poder de restauração e transformação. Descarregue de meu espírito aquilo que me prejudica e vibre o que me faz bem. Afaste tudo o que sufoca, assim como a inveja e o olho gordo. Transforme meus caminhos para que eu encontre a fortuna e o bem-estar.

Saudação ao orixá Oxumarê

  1. Termo: Arroboboi.
  2. Significado: Salve o Senhor das águas supremas!
  3. Expressão corporal: mãos postas em oração à frente do corpo, com uma pequena distância, sem cruzar os dedos.
Continuar lendo Qual o mês de Oxumarê?