Qual é a saudação para Oxumarê?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

O dia da semana de culto ao orixá é a terça-feira; suas cores são o amarelo e o verde (ou preto), além das cores do arco-íris; seus símbolos são o ebiri (espécie de vassoura feita com nervuras das folhas das palmeiras), a serpente, o círculo e o bradjá (colar de búzios); e sua saudação é: A Run Boboi!!!

Significado de Arrobobô
substantivo masculino [Folclore] Saudação ao orixá Oxumarê.

Divino Pai Oxumaré, faça com que nossa Fé, Respeito e Amor por nosso Divino Criador, Olorum e pelos Sagrados Orixás, se renove a cada dia com maior intensidade, tornando-nos equilibradores e renovadores de nossas vidas e das vidas de nossos irmãos.

Interpretado para o campo das religiões afro-brasileiras, Oxumarê se transformou em uma divindade ligada à transformação das coisas e à passagem do tempo. Por estar ligado à mudança, este orixá assume formas de natureza feminina e masculina, mas não pode ser cristalizado em nenhuma delas.

Oxumaré na Umbanda
Na Umbanda, Oxumaré converteu-se em um exu, Exu Maré, tido como da linha de Iemanjá.

Oxumarê é representado pelas Méjì Ejò (duas cobras de metal).

É a cobra-arco-íris. Em nagô, é a mobilidade, a atividade. Uma de suas funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimento. Ele é o senhor de tudo que é alongado.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos.

Angorô, Angolô ou Ongolô (em quimbundo: Angolo ou Hongolo; em quicongo: (N)kongolo), na mitologia bantu, é o inquice do arco-íris, que traz a fertilidade do solo com suas chuvas. Também é a serpente de duas cabeças que liga o céu e a terra e equivale ao orixá Oxumarê.

COR AMARELO E PRETO (OU VERDE) OU TODAS AS CORES DO ARCO ÍRIS (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, índigo e violeta)

Vá para o chuveiro e tome o seu banho costumeiro. Depois de toma-lo, despeje a oferenda de Oxumaré sobre o seu corpo, mentalizando que o seu corpo está em agradecimento e gratidão à entidade. Depois de lavado o corpo, deixe secar naturalmente.

Flores: flor de laranjeira, flor do campo e palma amarela; Local de oferenda: cachoeira; Dia de Oxumaré: 24 de agosto.

Cada Orixá possui o seu dia e o de Oxumaré são as terças-feiras. Com relação as cores, ele se manifesta principalmente entre o amarelo e verde ou preto, mas está com forte presença em todas as cores do arco-íris, onde vive. Seus símbolos são ebiri, serpente, círculo e bradjá.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.

Por isso que existem os Exus da linha de Oxum. Na legião da vibração espiritual de Oxum, os sete chefes são: Tupãzinho, representante da Vibração Espiritual; Ori, intermediário para Oxalá, Yariri, para Iemanjá; Yari, para Ogum; Damião, para Oxóssi; Doum, para Xangô e Cosme para Abaluaê.

Oxumaré é um orixá originário do Mahi, no antigo Daomé. Na região de Ifé é chamado de Ajé Sàlugá, ou ainda, aquele que proporciona a riqueza aos homens. Filho de Nanã Buruku com Oxalá, na mitologia Fon, Oxumaré está ligado à criação do mundo, a fecundação da existência, a renovação da vida.

Oxumaré O dia de Oxumaré é terça-feira, e nessa lista do dia dos Orixás na Umbanda mostra que no ano é 24 de agosto.

História de Oxumaré
Mas devido a praga jogada em Nanã, Oxumaré também nasceu com problemas de formação, sem braços e pernas, como uma serpente, ele rastejava pelo chão como o réptil, mas a sua forma era humana.

A Oxumarê é o orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações e, na tradição Ioruba, os orixás correspondem aos ancestrais divinizados e às forças da natureza.

Oxumare prefere que sejam dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê. Ossaim prefere acaçá, feijão, milho vermelho, farofa e fumo de corda.

Continuar lendo Qual o mês de Oxumarê?