Quais são as principais características do joão-de-barro?

Perguntado por: sveloso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Características: O João de barro é um pouco menor que o sabiá. Suas penas são divididas em três cores: Cauda avermelhada, região da garganta à barriga de cor branca e o resto é cor de terra. Alimentam-se de insetos, larvas, moluscos e sementes.

O joão-de-barro é uma ave passeriforme da família Furnariidae. Conhecido também como barreiro, joão-barreiro (Rio Grande do Sul), maria-barreira (Bahia), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (Argentina) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como “joaninha-de-barro”, “maria-de-barro” ou “sabiazinho” em certas regiões.

Habitat: É uma das aves mais comuns do RS, preferindo locais abertos com pouca vegetação como campos, cerrados, jardins, etc. Distribuição: Ocorre principalmente nas regiões Nordeste, Centro-oeste e Sul do Brasil, mas atualmente tem ampliado sua distribuição para a região Norte.

João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Braguinha, fez sucesso com suas marchinhas de carnaval. Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho. João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907.

É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno (característica compartilhada com muitas espécies dessa família). É a ave símbolo da Argentina, onde é chamado de hornero e tido como "Ave de la Patria", desde 1928.

Você já deve ter ouvido falar desta historia popular. Mas, ela é um mito! Muitos ninhos abandonados são encontrados com a parede trancada, por isso se imaginava que o macho havia prendido a fêmea, deixado-a morrer por motivos de traição. Esta teoria não é aceita pois não se tem nenhuma comprovação cientifica.

Essa lenda popular, apesar de bastante difundida, não tem o menor fundamento. “Embora grande parte das aves seja monogâmica, não existem estudos que demonstrem se o joão-de-barro é ou não fiel”, afirma a bióloga Adriana Akemi Kuniy, da Sociedade Brasileira de Ornitologia.

Para construir as paredes, o casal de pássaros amassa as bolas de barro com os bicos e os pés. Tudo começa com a coleta da matéria-prima. Além de barro úmido, retirado do solo, a ave, cujo nome científico é Furnarius rufus, usa esterco misturado a palha.

Furnarius rufus

O João-de-barro (Furnarius rufus) pertence à família Furnariidae, apresenta diversas características e habilidades que o destacam como uma das espécies mais conhecidas de aves.

O material usado no ninho do joão de barro
O ninho do joão de barro é feito por um casal de passarinhos, usando uma mistura de barro com palha que eles carregam do chão para o local do ninho em até centenas de viagens.

A comunidade científica até hoje considera a estimativa de vida do pássaro joão-de-barro um pouco incerta, no entanto, alguns pesquisadores especulam que esse período esteja compreendido entre 8 a 15 anos.

Entre seus maiores predadores estão o anu-branco, o guira-guira, que preda ovos e filhotes, o gavião-carijó, a águia-chilena, que destroi o ninho e preda filhotes, e o gambá, que preda ovos, filhotes e adultos e depois ocupa o ninho. Outros pássaros Pardais podem expulsar o joão-de-barro para usar seu ninho.

Com barro úmido e esterco misturado à palha, o joão-de-barro cria um ninho em formato de forno, com paredes de até quatro centímetros. O processo dura cerca de 18 dias nas épocas chuvosas e aproximadamente 30 dias no período de seca.

O personagem desta quarta-feira é o João-de-barro. Os primeiros personagens foram o índio Sepé Tiaraju e a cobra M'Boiguaçu.

Neide Simões de Mattos

'O joão-de-barro' é um livro infantil, informativo, de Neide Simões de Mattos e Suzana Facchini Granato, publicado em 2010 pela Editora Biruta.