Quais são os erros que o balancete detecta?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Os principais erros do balancete de verificação

  • Registro só do débito, sem o crédito correspondente.
  • Debitar ou creditar as duas contas, em vez de debitar uma e creditar a outra.
  • Registro de um débito, sendo que o crédito foi lançado por um valor duas vezes igual ao crédito.

A montagem do Balancete de Verificação é feito em colunas que incluem os nomes de cada conta, o total de operações a débito e a credito e os saldos de cada uma delas. O saldos podem ser os anteriores e os atuais, depois dos movimentos.

Um erro em um registro contábil é a ação involuntária, quiçá, culposa, sem o intuito de causar dano, responsabilidade objetiva.

O balancete é um demonstrativo financeiro que relaciona os saldos de débito e crédito de uma organização. Para a sua confecção, se utilizam como base os dados contidos no Livro Razão - ou seja, as movimentações financeiras desenhadas nas contas patrimoniais e de resultado.

Para que serve o Balancete? Também conhecido como Trial Balance nos EUA, ele serve para verificar se o Método de Partidas Dobradas está sendo aplicado corretamente. Isto é, ele confere se a soma de todos os Débitos é igual a soma de todos os Créditos no período em questão.

O DRE é formado pelas contas de resultado, como vendas e despesas, e o Balanço prioriza as contas patrimoniais, como contas futuras e bens. Por fim, pelas diferenças, podem gerar resultados distintos. No mesmo ano pode haver lucro positivo no DRE e também lucro acumulado negativo no Balanço.

Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).

Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.

Fazer comparações entre profissionais e serviços; Fazer promoções ou algum outro tipo de oferta; Fazer anúncios enganosos; Menosprezar os trabalhos de colegas da região, da Organização Contábil ou da classe.

8.137/90.” (
O contador também pode ter responsabilidade criminal e ser preso se comprovada a conduta ilegal. Isso poderá ocorrer nos termos dos Artigos 297 e 298 do Código Penal. A previsão destes artigos é de pena para aqueles que falsificarem documentos públicos ou privados, incluindo os livros mercantis da empresa.

4 erros contábeis que podem matar o seu negócio

  • Falhas relacionadas aos impostos.
  • Lançamento de valores equivocados.
  • Descaso com as novidades e atualizações.
  • Tratar a contabilidade apenas como apuração de impostos.

Existem basicamente dois tipos de Balancete: o Balancete Analítico e o Balancete Sintético. O Balancete Analítico, como o nome já diz, traz informações detalhadas sobre a situação financeira da empresa. Ou seja, é o relatório mais completo, com diversos dados contábeis de todas as operações financeiras.

O balancete de condomínio tem que ser assinado por quem? De forma geral, todo documento contábil deve ser assinado por um contador. Isso é o que diz a Resolução CFC nº 803/96.

O balancete é elaborado por um contador a partir das informações extraídas dos livros de registro, como o Razão – movimentações escrituradas por conta – e o Livro Diário – movimentações separadas por dia, independente da conta de origem.

Qual é a importância do balancete? O balancete não é um demonstrativo obrigatório, porém é de extrema importância para prevenir erros de crédito e débito da contabilidade de uma empresa, de maneira prévia e atualizada. Este relatório avalia o desempenho e saúde de um negócio e auxilia no crescimento da empresa.

O balancete é um relatório parcial, interno e facultativo enquanto o balanço patrimonial é destinado ao público externo e é obrigatório. O balancete é composto por Contas Patrimoniais e Contas de Resultado, elas são: Contas Patrimoniais: Ativos, Passivos e Patrimônio liquido.

Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações. O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido.

O patrimônio líquido (PL) é um conceito dentro do balanço patrimonial e se refere ao valor contábil de uma empresa. Trata-se, portanto, da diferença entre os ativos e passivos do negócio.

Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: a) identificação da entidade; b) data a que se refere; c) período de abrangência; d) identificação das contas e respectivos grupos; e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores; f) soma dos saldos devedores e credores.

A fim de resolver o problema do saldo negativo do caixa sabendo que este foi ressarcido por terceiros, você precisará escriturar os devidos lançamentos de empréstimos, debitando assim os referidos valores em caixa e creditando-os em conta especifica de empréstimos.