Quais são os tempos verbais do verbo?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.

Modo indicativo: Presente, Pretérito e Futuro. Pretérito: Imperfeito, Mais que perfeito e Perfeito. Futuro: Futuro do Presente e Futuro do Pretérito. Modo subjuntivo: Presente, Pretérito e Futuro.

Quais são os tempos no modo indicativo? O modo indicativo apresenta seis tempos verbais distribuídos entre passado, presente e futuro: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os tempos verbais simples são formados a partir de três tempos verbais: o presente do indicativo, o pretérito perfeito do indicativo e o infinitivo impessoal. Esses três tempos são chamados de primitivos, por corresponderem a tempos verbais já existentes no latim.

Tempos no modo indicativo
Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).

Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito Perfeito (composto) - Expressa um fato que teve início no passado e que pode se prolongar até o momento atual.

Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

A palavra passado é uma flexão verbal do verbo passar.

Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Eles indicam se os verbos manifestam certezas, possibilidades ou ordens.

Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam:

  1. Indicativo - exprime fatos, certezas. Exemplo: Discursa muito bem.
  2. Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite.
  3. Imperativo - exprime ordens, pedidos.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

Nesse sentido, cabe afirmar que os primitivos representam aqueles tempos cujos radicais ou temas são usados na formação de outros tempos. Já os derivados, como bem nos revela o próprio nome, são aqueles tempos cujos radicais ou temas são obtidos a partir de um dos tempos primitivos ou do infinitivo impessoal.

O modo imperativo é uma flexão verbal associada ao ato de dar uma ordem ou fazer um pedido. Ele apresenta duas formas, ou seja, pode ser afirmativo ou negativo. Para dar uma ordem, recorremos ao modo imperativo.

São verbos que expressam ordens ou pedidos, típicos do modo imperativo, nessa tira: A) mandar, apagar, amassar. B) dar, apagar e amassar.

O imperativo é um modo verbal (juntamente com o indicativo e o subjuntivo) que serve para expressar ordens, conselhos ou fazer solicitações diretamente a um ou mais interlocutores.

O pretérito indica passado. No modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”