Quais são os tipos de cartazes que existem?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Diferentes tipologias de cartazes: Conheça-as

  • Cartaz político.
  • Cartaz cultural.
  • Cartaz comercial.
  • Cartaz publicitário.
  • Cartaz social.
  • Cartaz educativo.
  • Cartaz informativo.

Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.

O cartaz de divulgação é um material essencial na hora de divulgar uma ação, promover um produto ou até mesmo seu negócio. Ele oferece o destaque que a sua mensagem precisa passar para o público.

De forma simples, os mais comuns são: Cartaz político. Cartaz cultural. Cartaz comercial.

Mais um exemplo comum de cartazes, são os produzidos para persuadir o seu leitor. Geralmente eles são usados nas campanhas políticas, ou em campanhas de saúde do governo. Outro exemplo é o cartaz utilizado nas passeatas e manifestações. Eles apresentam as reivindicações e cobram por respostas.

50x70 cm

Qual é o formato e o tamanho de um cartaz? Como já dissemos, o cartaz foi utilizado impresso em papel. Por isso, suas medidas atendem a essa necessidade. O mais comum desses formatos é 50x70 cm.

O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.

Sua função é divulgar alguma informação visualmente e servir como meio de publicidade e divulgação de importantes movimentos de caráter político ou artístico. O pôster tem valor estético enquanto o cartaz, tem um valor mais funcional pela informação que quer transmitir.

Um bom cartaz deve ser organizado, fácil de ler, com gráficos explicativos e cores que não atrapalhem o leitor.

  1. Procure por exemplos de cartazes na internet para entender melhor o que funciona ou não nesse tipo de apresentação.
  2. Peça conselhos ao professor sobre o que não fazer.

Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.

Para chamar a atenção do público, um cartaz deve ter imagens adequadas ao seu tema e objetivo, bem como fontes e cores variadas. O texto deve ser claro e com letras grandes, para que a leitura seja rápida, despertando a curiosidade do leitor a fim de que ele queira conhecer mais sobre o assunto tratado.

Em um cartaz publicitário, a ação é rápida e o efeito é totalmente focado na mensagem. Seu cliente ou receptor passa pelo cartaz e, em segundos, consegue entender o que ele quis dizer – especialmente se o cartaz publicitário for bem pensado e bem produzido.

Resposta: Linguagem verbal e visual.

Como criar um cartaz atraente:

  1. Mantenha as coisas simples. Diga ao seu público exatamente o que ele precisa saber para deixá-lo animado com seu evento ou organização.
  2. Carregue suas próprias imagens. ...
  3. Use uma fonte que chame a atenção. ...
  4. Adicione recursos visuais informativos.

O espaço útil do papel deve ser dividido em três áreas; slogan, imagem e texto. As letras devem ser legíveis e as imagens devem preferencialmente ter legendas. Não se preocupe em encher todos os espaços do papel. Na verdade espaços vazios são importantes, pois fazem a ilustração e a mensagem se destacarem.