Quais tipos de zoonoses existem?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos
  • PRINCIPAIS ZOONOSES.
  • 1.1 RAIVA.
  • 1.2 LEISHMANIOSE VISCERAL.
  • 1.3 SARNA.
  • 1.4 DERMATITE POR Larva migrans /
  • 1.5 EQUINOCOCOSE/ HIDATIDOSE.
  • 1.6 TOXOPLASMOSE.
  • 1.7 ESPOROTRICOSE.

1.1 Zoonoses em geral
As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde são: peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre de chikungunya e febre do Nilo Ocidental.

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores sãos os principais responsáveis por zoonoses, especialmente raiva, esporotricose, leishmaniose, zika e criptococose, por exemplo.

A maioria das zoonoses é conhecida como doenças negligenciadas e caracterizam um grupo de doenças tropicais endêmicas, que ocorrem em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, geralmente associadas a pobreza.

1) Zoonose direta: Quando o agente não se altera ao passar de um hospedeiro para o outro e precisa de apenas um hospedeiro para completar o seu ciclo. Ex: raiva, leptospirose Transmissão de um hospedeiro vertebrado infectado a um hospedeiro vertebrado susceptível.

Atualmente a raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e esporotricose são consideradas as principais zoonoses transmitidas por cães e gatos.

A zoonose pode ser causada por bactérias, parasitas, fungos e vírus.
...
As pessoas podem se infectar por meio de:

  • picadas de insetos;
  • contato com secreções ou objetos de animais infectados;
  • mordida ou arranhões de animais infectados;
  • ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes, urina ou saliva do animal infectado.

Quando um inseto vetor está envolvido, a doença também é conhecida como uma “arbovirose” (de arthorpod borne virus”). Nem todas as arboviroses são zoonoses. Ex.: quando o ciclo de transmissão se desenvolve entre o vetor e os humanos. ex: dengue e febre amarela urbana.

As principais formas de transmissão das zoonoses são: Contato direto: contato com a saliva, sangue, urina, muco, fezes ou outros fluidos corporais de um animal infectado. Mordidas e arranhões entram nesse grupo.

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Como o centro de zoonoses também auxilia no bem-estar dos pets, eles trabalham retirando cães e gatos que estão em situações de vulnerabilidade, como maus-tratos, através de denúncias. Ademais, até o bichinho estar bem e apto para encontrar uma nova família, ele pode ficar por lá.

Essas doenças podem ser infecciosas, e os agentes causadores variam, podendo ter como responsáveis bactérias, parasitas, vírus ou fungos. Os animais mais conhecidos por passar zoonoses para os humanos são cachorros, gatos, aves, gados, roedores e suínos.

“É um departamento que tem como papel fundamental impedir a propagação de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose. O Centro é responsável, também, pela vacinação de animais e pelo Programa Permanente de Castração Animal”, informou Lucas Casado, médico-veterinário.

O tratamento é feito por meio de antibióticos e hidratação do paciente, somente nos casos mais graves é realizada a internação. Para evitar o contágio, recomenda-se não deixar lixo e entulho acumulados, pois são importantes focos de atração de ratos.

Doença exclusiva de animais.

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.