Quais são os tipos de silêncio?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

Atualmente, o silêncio é compreendido pela psicanálise como uma forma de comunicação entre duas pessoas ou dentro de grupos terapêuticos. Deste modo, o silêncio faz função quando é interpretado e respeitado em seus momentos. De acordo com Rita Marta (2005), o silêncio sempre tem sentido, seja no individual ou coletivo.

O silêncio é uma DECISÃO CLÍNICA tomada pelo analista, tão estrategicamente pensada quanto uma interpretação. O analista faz silêncio, em primeiro lugar, para sinalizar ao paciente que uma análise não é uma conversa qualquer em que duas pessoas dialogam.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Além de sabotar a vida do casal, o silêncio também sufoca a necessidade de se expressar dos dois. Quando você pode expressar seus sentimentos livremente, as chances de se expressar de forma incorreta são bem menores.

Por outro lado, o silêncio interior refere-se a um estado subjetivo em que não há elementos que perturbem a tranquilidade. Tanto o silêncio interior quanto o exterior proporcionam grandes benefícios ao nosso cérebro.

silêncio

  1. Estado de quem se abstém ou pára de falar.
  2. Cessação de som ou ruído.
  3. Interrupção de correspondência ou de comunicação.
  4. Omissão de uma explicação.
  5. Sossego, quietude, calma.
  6. Segredo, sigilo.
  7. Toque nos quartéis e conventos, depois do recolher.
  8. remeter-se ao silêncio. • Calar-se.

Em muitas ocasiões, o silêncio é a mais poderosa das respostas. Além disso, saber ouvir é ferramenta importante de comunicação por denotar respeito por quem está falando. Silêncio bem utilizado mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesma e força interior.

Bianca Carneiro. O silêncio responde o que não tem resposta, o que deve ser ignorado o que deve ser resguardado. O silêncio bem usado salva, preserva, continua, restaura, fortalece já o mal usado agride, conturba, resgata paranóias, cega, maltrata, sangra.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Além disso, os Psicólogos não devem lançar um julgamento ou crítica sobre você ou outras pessoas, dar conselhos não solicitados ou falar em termos técnicos difíceis de seguir. Eles também devem cultivar um espaço onde você se sinta capacitado para estar aberto.

Por ética profissional, o psicólogo não pode compartilhar com familiares ou qualquer outra pessoa, o que é falado em terapia. O sigilo profissional é um dos pilares dos nossos atendimentos.

O silencio pode significar tantas coisas que vão além do simples ficar quieto, como não querer expor o que se sente realmente para não machucar o outro, não saber como dizer algo que desagrada, mas o mais importante aqui é deixar claro que quando o outro não responde as nossas indagações também é uma forma de dizer ...