Quais verbos precisam de ing?

Perguntado por: alacerda6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

3. Verb + gerund (ing)

  • Avoid - evitar.
  • Begin - começar.
  • Consider - considerar.
  • Deny - negar.
  • Dislike - desgostar.
  • Enjoy - curtir / aproveitar.
  • Finish - terminar.
  • Hate - detestar.

A diferença é que no primeiro caso (verbo + to + verbo no infinito) a ênfase está na preferência das pessoas, enquanto no segundo caso (verbo+verbo no gerúndio) a ênfase está no resultado.

Alguns, chamados Stative verbs, como o know, understand, believe, like, decide, seem, hate, want, entre outros, não possuem a forma do Presente Continuous então não aceitam o -ing, com o sentido de ação acontecendo agora ou forma.

O "present continuous" de qualquer verbo é composto por duas partes: o presente do verbo "to be" + o "present participle" do verbo principal. (A forma do "present participle" é esta: radical+ing, ex.: talking, playing, moving, smiling.) talking.

Tenha sempre em mente que o '-ing' não é usado apenas para o gerúndio. Ele serve também para formar substantivos, como você viu nos exemplos acima. Além disso, ele aparece ainda na formação de adjetivos: boring – maçante, chato, enfadonho, entediante, tedioso, cansativo.

O presente contínuo deve ser usado para expressar uma situação que está em progresso, ou seja, uma ação que ainda está acontecendo. Todo nosso “ando”, “endo” e “indo” dos verbos em português devem ser trocados em inglês por “ing”. She is studying English now. (Ela está estudando inglês agora).

Regras do Present Continuous
Verbo principal termina em (e) e antes dele tem uma consoante: substitua por (ing). Ou seja, o verbo perde sua vogal e esses verbos terminados em (e), passam a ser terminados em (ing) e não em (eing). Exemplos: to dance (dançar) – dancing.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

É simplesmente o verbo em seu estado natural, isolado, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc..

RESUMO Simple Present x Present Continuous

  1. Simple Present: algo acontece em determinados intervalos = situação / estado permanente.
  2. Present Continuous: algo está acontecendo no momento da fala, está inacabado, é passageiro.

O tempo verbal "past continuous" descreve ações ou eventos ocorridos em um período anterior ao presente, os quais começaram no passado e que ainda estão ocorrendo no momento da fala. Em outras palavras, ele expressa uma ação incompleta ou não concluída no passado.

O past continuous deve ser utilizado para se referir a uma ação que estava em andamento no passado. Por exemplo, quando queremos falar coisas como: She was working yesterday. – Ela estava trabalhando ontem.

Isso porque do é utilizada quando estamos falando sobre a primeira e a segunda pessoa do singular (I e you) e a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural (we, you e they). Já o does é um termo usado para falar da terceira pessoa do singular (he, she, it).

O gerúndio pode e deve ser empregado, não é errado o uso dele; porém ele deve ser usado para expressar uma ação em curso ou uma ação simultânea a outra. Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases.