Qual a diferença de roncos e sibilos?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os roncos são constituídos por sons graves, portanto de baixa frequência e os sibilos por sons agudos, portanto, alta frequência.

Roncos: os roncos ocorrem quando o ar é obstruído nas vias respiratórias. Ele é muito comum durante a noite, enquanto a pessoa está dormindo. Estridor: o som estridor ocorre devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou na parte posterior da garganta.

Sinais de alerta. Em pessoas com sibilos, os seguintes sintomas merecem atenção especial: Dificuldades respiratórias, perda da capacidade respiratória ou redução do nível de consciência. Inchaço facial ou da língua.

O sibilo somente na expiração indica obstrução mais leve do que o sibilo durante a inspiração e a expiração, que sugere estreitamento mais grave das vias respiratórias.

Estertores sibilantes. O sibilo corresponde a um som semelhante a um assobio agudo durante a respiração, que ocorre quando o ar flui através das vias respiratórias estreitas. Considerações gerais: Os sibilos são um sinal de que uma pessoa pode ter problemas de respiração.

1 – Existem diferentes tipos de roncos…
O ronco é classificado de diferentes maneiras na literatura médica. Alguns autores categorizam ele de I a III, de acordo com intensidade, sendo o III aquele que pode ser ouvido do lado de fora do quarto, com a porta fechada.

Murmúrio ou som vesicular
Após a passagem turbulenta pela traquéia, o ar chega às grandes vias aéreas, quando o fluxo deixa de ser ruidoso e passa a ser transicional. Em suma, este som é caracterizado por uma inspiração de intensidade e duração maior, bem audível e suave, seguido de uma expiração curta e menos audível.

A causa do ronco alto pode ser a flacidez nos músculos da garganta, uma amidalite, as adenoides muito grandes, o desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, ingestão de álcool pois relaxa a musculatura, obesidade e acúmulo de gordura na região cervical, tabagismo, refluxo gastroesofágico, problemas na ...

Os roncos são constituídos por sons graves, portanto de baixa frequência e os sibilos por sons agudos, portanto, alta frequência.

Os sons da respiração bronquial são levemente mais intensos, mais ásperos e têm tonalidade mais elevada; normalmente eles podem ser auscultados ao longo da traqueia e de áreas de consolidação pulmonar, como ocorre com a pneumonia.

O sibilo é um ruído de assobio relativamente agudo produzido pelo movimento do ar em vias respiratórias de pequeno calibre estreitadas ou comprimidas. É um sintoma, bem como um achado físico.

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo: Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.

Significado de Sibilando
Sibilando vem do verbo sibilar. O mesmo que: assobiando, silvando, zunindo, assoprando.

O chiado no peito é frequentemente associado a condições respiratórias, como asma, bronquite, DPOC e infecções respiratórias. Também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva, refluxo ácido e reações alérgicas.

Crianças com menos de dois anos de vida, e que manifestem pelo menos três episódios de sibilância em espaço de seis meses, são denominados “lactentes sibilantes”. Nesta idade o chiado, na maioria das vezes, é transitório e não apresenta risco maior para o desenvolvimento de asma no futuro.

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.