Qual a diferença entre czar e imperador?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Czar (tsar em russo) significa "imperador". Foi o título utilizado pelos soberanos russos, no período de duração do Império Russo, entre 1547 e 1917. O título foi adotado inicialmente pelo Imperador Ivã III.

Em base, a única diferença é somente nos títulos nobiliárquicos.

Pedro I

Pedro I (1689-1725)
Pedro I foi o primeiro imperador da Rússia e liderou o processo de modernização e ocidentalização do país.

O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).

O agravamento da guerra civil na Rússia terá sido o principal motivo para a execução do czar Nicolau II e de toda a sua família, na Rússia, em 1918. Os bolcheviques queimaram depois os corpos e enterraram os restos em diversos locais.

A Federação Russa é uma república semi-presidencialista federal que tem o Presidente como chefe de Estado e o Primeiro-ministro como chefe de governo.

História da Rússia
Este último era primo de Nicolas II, o último czar da dinastia Romanov, que reinou mais de 300 anos na Rússia até a revolução de fevereiro de 1917.

O Czar Nicolau II abdicou em 2 de março (calendário gregoriano) e nomeou seu irmão, o grão-duque Miguel como o próximo Czar. O grão-duque Miguel não queria tomar o cálice envenenado e renunciou à aceitação do poder imperial no dia seguinte.

Bolchevique e Menchevique são correntes políticas que existiram dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo no começo do século. Bolcheviques é relativo à "maioria" em russo, eram os membros do grupo maioritário. Por oposição, os mencheviques faziam parte grupo minoritário.

Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.

Pedro I (Moscou, 9 de junho de 1672 – São Petersburgo, 8 de fevereiro de 1725), apelidado de Pedro, o Grande, foi o czar do Czarado da Rússia de 1682 até à formação do Império Russo em 1721, continuando a reinar como imperador até sua morte.

Ele é sobrinho-neto do último imperador russo, Nicolau II, e genealogicamente o mais velho descendente vivo de Alexandre III: seu bisneto. Atualmente, Andrés Andréevich tem 96 anos. O herdeiro do trono inexistente da Associação da Família Romanov poderia ter sido o irmão de Olga Andreyévna, Andrés Andréevich Románov.

Era 18 de julho de 1918, e o futuro da Rússia havia acabado de ajustar as contas com o passado: um grupo de bolcheviques liderados por Yákov Yurovski, um marxista fervoroso, havia acabado de assassinar a família real. Era o fim dos Romanov, a longeva dinastia que governou "todas as Rússias" por mais de 300 anos.

Durante a era pré-cristã, o território era habitado por grupos de tribos nômades. A grande região do norte encontrava-se povoada por tribos de eslavos. No sul, a região da Cítia foi ocupada por uma sucessão de povos asiáticos, como os cimérios, os citas e os sármatas.

Para evitar a possibilidade que algum Romanov fosse solto e recolocado no poder, os bolcheviques apelaram para a execução da família inteira. As consequências foram um acirramento ainda maior da ferocidade da luta entre defensores e detratores dos bolcheviques e uma radicalização desse processo.

Lênin

Lênin, principal líder da revolução bolchevique. Em fevereiro de 1917, uma onda de protestos e revoltas populares deram fim ao governo de Nicolau II. Formou-se um governo provisório controlado por Alexander Kerenski, um socialista de orientação reformista.

Stalinismo foi o regime de governo da União Soviética durante o comando de Josef Stalin, período conhecido como Era Stalin. Ele surgiu na Europa um pouco antes de o nazismo tomar a Alemanha e se caracterizou pelo totalitarismo.

Apesar do mistério ao redor da morte da filha de Nicolau II, o último czar da Rússia, ela não sobreviveu ao brutal massacre. Anastásia foi mesmo executada, aos 17 anos, pelos bolcheviques junto com o pai, a mãe, Alexandra, os irmãos Tatiana, Olga, Maria e Alexei e quatro empregados.

Após a queda do Czar, o Governo Provisório surgiu comandado por um príncipe latifundiário. Era um governo de caráter liberal burguês, que defendia a propriedade privada, a diminuição da atuação do Estado e a continuação na Primeira Guerra Mundial. A polícia foi abolida e substituída por milícias populares.

Após a abdicação do czar, forma-se um Governo Provisório, sob a chefia de Kerensky, que se veria envolvido em disputas entre liberais e socialistas. Sofrendo pressões dos sovietes, o governo concedeu anistia aos prisioneiros e exilados políticos.

Demografia da Rússia
A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial.