Qual a diferença entre Omulu e Xapanã?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em termos mais estritos, Obaluaê seria a forma mais jovem do Orixá Xapanã, enquanto Omolu a sua forma velha. Como porém, Xapanã é um nome que no início da formação dos cultos afro brasileiros era proibido tocar em seu nome fora dos terreiros, não devendo ser mencionado, pois poderia atrair suposta doença inesperada.

Xapanã é um orixá oriundo de Empê, no território dos nupés. Era um guerreiro terrível que, seguido de suas tropas, percorria o céu e os quatro cantos do mundo. Ele massacrava sem piedade aqueles que se opunham à sua passagem. Seus inimigos saíam dos combates mutilados ou morriam de peste."

São Lázaro

No Brasil, este orixá é comumente associado às imagens de São Roque e São Lázaro. O primeiro santo tem o seu martírio ligado a toda uma vida dedicada ao tratamento dos que eram acometidos pelos males da Peste Negra.

No sincretismo religioso, Abaluaiê representa São Lázaro, seguidor fiel e amigo pessoal de Jesus.

"Exu Omolu Rei", "Exu Omulu", "Anjo da Morte" e senhor Supremo dos Cemitérios, incumbido de zelar pelos mortos ali enterrados. Apresenta-se nos terreiros coberto por um lençol ou toalha branca e comanda a Linha das Almas na Quimbanda como um senhor de grande poder, comparável apenas ao Maioral, "Seo Lúcifer".

É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder.

Gamer, filha de Omolu e madrinha de famosos: confira 10 curiosidades da cantora Gal Costa | Bahia | G1.

Omulu, Xapanã ou Abaluaiê
É o orixá que domina a Terra, o Sol e as epidemias. É o orixá da saúde, protetor dos aleijados. Suas comidas são o bode, o galo e o porco.

Xapanã é sincretizado com São Roque, Santo da Igreja Católica, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões.

Clélia de Xapanã

Mãe Clélia de Xapanã é, como já diz seu nome, mãe. No sentido mais estreito da palavra, é mãe de seis filhos "de ventre", como ela mesmo define.

Linha de Omolu = Contas Brancas e Lilás (Candomblé)/ Roxas (assim como a da Linha de Nanã), podendo ser também Pretas e Brancas (Linha de Preto-Velho) - Umbanda.

As pipocas são chamadas de flores de Omulu. Essa energia tão bela e divina identificada pelos homens como Omulu, ajuda a todos os seres encarnados e desencarnados a buscarem sempre a transmutação / transformação de sua mazelas ( defeitos, ranços, sentimentos inferiores .... ). O milho se transforma pelo fogo em pipoca.

Os filhos de Obaluaiyê/Xapanã, são pessoas extremamente pessimistas e teimosas e adoram exibir seus sofrimentos. São deprimidos e depressivos; são capazes de desanimar o mais otimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom.

Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Número:13 (Odù éjì ológbon: razão). Saudação: “Atóto!” (Silêncio!).

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo.

Omulu é filho de Nanã que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar. Porém, Omulu nasceu com má formação e com feridas da doença de chagas, não suportando ideia de ter um filho assim, sua mãe o abandonou à beira mar.

Madras), temos: Maria = Oxum; Mulambo = pessoa mal vestida, de aparência deprimente e miserável. Ela é uma pombagira de Oxum, atuando na irradiação de Omulu.

Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.

Continuar lendo Qual o dia de Xapanã?