Qual a função do açúcar no merengue?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

A adição de açúcar é o que transforma as claras em neve num merengue brilhante e estável.

O merengue pode ficar instável ou antes ou depois que ele endurece e pode encolher, rachar, encharcar ou murchar. Muitos fatores contribuem para que se consiga um merengue perfeito, incluindo ingredientes e temperaturas adequadas. Ele pode ficar especialmente vulnerável a problemas se você assá-lo em um dia úmido.

É que o merengue, que é elemento muito importante nestas tortas, por conferir a elas identidade, textura e sabor, pode vir a ser um problema, já que ele costuma encolher e soltar líquido ("chorar" - como dizem os confeiteiros), à medida em que vai esfriando.

Acrescentar uma pitada de sal aos ovos ajuda a dar estabilidade ao creme durante o preparo.

Nada de batedeira engordurada
Algo que pode atrapalhar muito na hora de conseguir claras em neve fofinhas e estáveis é a gordura. Se você usou a batedeira anteriormente, certifique-se de lavá-la superbem antes de bater as claras em neve.

Método 1 de 2:
Coloque o aparelho no mesmo ambiente que a sobremesa, ligue-o e ajuste para funcionar no nível mais potente. Deixe assim até que o glacê fique completamente seco. Se não tiver um desumidificador, ligue o ar-condicionado. Isso também evita que o glacê perca a forma.

A adição de um ácido ajuda – estabiliza as claras e acrescenta volume. Adicione 1/8 colher de chá de um ingrediente ácido (como suco de limão, vinagre ou cremor de tártaro) por clara de ovo, exceto para merengues, onde 1/8 é utilizado para 2 claras de ovo.

Simplesmente clara de ovo e açúcar batidos juntos! Um merengue pode ficar mais ou menos firme consoante a quantidade de açúcar adicionada e é utilizado sobretudo para rechear, confeitar e decorar sobremesas. Existem várias receitas de merengue que diferem na dificuldade do preparo.

A temperatura das claras deve ser quente (mas não exageradamente quente) e não morna. Certifique-se que todo açúcar dissolveu. Conserva bem na geladeira, em pote bem tampado por uns 3 dias.

Separe muito bem as claras das gemas, já que as gemas são gordurosas e, havendo qualquer restinho delas, as claras não vão atingir o ponto de neve. É preciso manter um ritmo firme e constante para bater as claras.

Primeiro, o francês, que é clara crua batida com açúcar – tudo frio. Ah! É com essa mistura que a gente faz o suspiro, ou seja, precisa de cozimento posterior. O segundo tipo de merengue é o suíço, em que cozinho em banho-maria as claras com açúcar, no intuito de dissolver essas claras e, depois, batê-las.

Esfregue um pouco de merengue entre os dedos; se estiver granulado, significa que você precisa continuar batendo por mais alguns minutos para deixar que o açúcar acabe de se dissolver. Se estiver macio, o merengue está pronto para ser assado.

Dura até três dias na geladeira!

Provavelmente, porque o suspiro não ficou por tempo suficiente assando no forno. Você pode checar se o merengue está pronto para ser retirado caso ele se solte do papel-manteiga preso na forma.

O Cremor Tártaro é um ingrediente muito utilizado em confeitarias para o preparo de cremes, doces, bolos, entre outras sobremesas. Oferecendo mais cremosidade e leveza a qualquer massa, principalmente utilizado para: estabilizar claras de ovos, manter a cor dos alimentos e evita cristalização de açúcar.