Qual a idade certa para cada série escolar?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Educação Infantil:
Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

O período escolar é formado pelo Ensino Fundamental, dos 6 aos 15 anos, e pelo Ensino Médio, dos 15 aos 18. O período de formação profissional inicia aos 18 anos, com o Ensino Superior, e por definição vai até os 22 anos, apesar de isto variar bastante de acordo com vários fatores.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)

Jardim II. O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental. No Jardim II, os alunos aprendem o alfabeto, encontros vocálicos e se envolvem mais com a leitura e escrita.

seis anos de idade

O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos. Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes.

Educação Infantil | Idade
Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3 facultativos.

O 9º e último ano do Ensino Fundamental mais uma vez indica transição na vida do estudante.

Em síntese, o corte etário, no que diz respeito à fixação da idade mínima de ingresso no ensino fundamental é uma medida estabelecida pela resolução CEB nº 6/2010 do CNE, que definiu a obrigatoriedade do ingressante precisar ter 6 (seis) anos completos até 31 de março.

Berçário – menores de 2 anos. Maternal I – 2 anos. Maternal II – 3 anos. Jardim I – 4 anos.

4º ano - de 9 anos, completados até 31 de março. 5º ano - de 10 anos, completados até 31 de março.

Geralmente ela é expressa em anos ou anos e meses. No caso de crianças ela pode ser dada em meses e dias ou em anos e frações do ano. Os demógrafos normalmente utilizam a idade arredondada, considerando o número de anos completos2, ou seja, a idade desde o último aniversário3.

10 anos de idade

Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade). Os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos). Nos anos iniciais, o foco está na alfabetização da criança e no desenvolvimento das linguagens e das habilidades sociais, cognitivas e motoras.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Recomendado para crianças de 11 anos, o 6º ano do Ensino Fundamental II ainda pode ser encarado como uma fase transitória.

Para: apresentação dos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem organizados em três subgrupos etários: bebês (0-18 meses), crianças bem pequenas (19 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
A orientação do MEC é que crianças que tem 4 anos ou que completarão até 30/03/2022 devem ser matriculadas no 1°Período/Jardim I. O período da infância é único e fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem.