Qual a taxa de permeabilidade em São Paulo?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

15%

Geralmente, na maioria dos munícipios, a taxa mínima de permeabilidade é de 15%.

A Lei 16.402, de 2016, mais conhecida como Lei de Zoneamento, foi elaborada segundo as orientações do Plano Diretor Estratégico (PDE), instituindo novas regras de parcelamento, uso e ocupação do solo na escala do lote e quadra, apresentando, inclusive, novos instrumentos urbanísticos, como a quota ambiental.

Para falarmos sobre o assunto, precisamos explicar, resumidamente, que a permeabilidade do lote corresponde à parte do terreno que permite que as águas da chuva sejam absorvidas pelo solo. É um fator muito importante, uma vez que se trata de uma forma de mitigar os impactos da chuva em um determinado local.

A fórmula ficaria assim, portanto: Área permeável = TP x área do terreno constante do CP.

O Ensaio de permeabilidade in situ foi realizado a uma profundidade de 10 cm, utilizando–se o corpo do amostrador como permeâmetro. Para tal, cravou–se o mesmo no solo, até a uma profundidade de 5 cm, preenchendo–se, posteriormente, o mesmo com água até a sua borda superior.

15%

Geralmente, na maioria dos munícipios, a taxa mínima de permeabilidade é de 15%. No entanto, isto varia, podendo chegar a até 30% a depender da cidade em questão.

De forma objetiva, para calcular o resultado do Coeficiente de Aproveitamento (C.A.), você deve dividir o total da área útil construída pelo total da área do lote (terreno). Você não deve esquecer de acrescentar no número total da área construída, a soma de todos os pavimentos.

Para fazer o cálculo da taxa de ocupação basta somar o total construído do primeiro pavimento com a área excedente dos outros pavimentos e dividir esse valor pela área total do terreno. Por isso, saber a metragem exata do lote é a primeira informação necessária nesta conta.

125m²

São as dimensões mínimas que o lote precisa ter para que seja aprovado, e foram assim definidas: a área mínima de lote no território do Município é de 125m² e a frente mínima é de 5m, ambas podendo ser maiores de acordo com a zona na qual o lote está inserido e podendo serem permitidas frente e área mínimas inferiores ...

Como acessar? Para obter o documento que reúne informações completas sobre zoneamento de um lote, basta acessar o Portal GeoSampa, selecionar, no lado esquerdo da tela, o ícone “pesquisar”, escolher a aba “Zoneamento” e preencher os campos obrigatórios: setor, quadra e lote (número de cadastro do IPTU).

1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.

Pode ser por endocitose, transporte em quantidade de substâncias para o interior da célula. Ou por exocitose, transporte de substâncias, em quantidade, para fora da célula.

Como aumentar a porosidade do solo?

  1. Rotação de culturas. Geralmente, solos com baixa porosidade apresentam algum grau de compactação. ...
  2. Plantio direto. ...
  3. Aração. ...
  4. Subsolagem. ...
  5. Fertilizantes organominerais.

Piso drenante, também conhecido como piso permeável, é um tipo de piso poroso formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas. Ele deixa a água escoar facilmente pelo piso e chegar até o solo.

O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.

Cálculo de permeabilidade da obra
A variação transita, geralmente, entre 15% e 30%. Assim, por exemplo, se a taxa é de 25% em uma área de 1.000 m², deve-se ter 250 m² livres de construção – percentual de área que poderia ser destinada a um projeto sustentável no local para a absorção natural de água.

Assim, verificou-se que o solo agrícola é o mais permeável, seguido dos solos arenosos. O solo argiloso é o menos permeável retendo a maior parte da água.