Qual doença causa olho seco?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 20 votos

A disfunção lacrimal é uma doença crônica. A síndrome dos olhos secos pode se manifestar por três razões: Deficiência aquosa no filme lacrimal ou diminuição da produção de lágrimas; Evaporação excessiva do filme lacrimal, quando há problema na produção de algum dos componentes da lágrima.

Tratamento. O tratamento do olho seco depende da causa e de sua gravidade, sendo geralmente realizado com colírios de lagrima artificiais. As vezes a doença que causa olho seco pode ser tratada (por exemplo a doença da glândula tireóide), ou remédios que causam olho seco podem ser tratados (como alguns antidepressivos) ...

As causas mais frequentes de olho seco são: a idade, menopausa, uso de computador de uma forma continuada ou excessiva, ar condicionado, uso de lentes de contacto e alguns medicamentos (diuréticos, anti-histamínicos, benzodiazepinas, antidepressivos, analgésicos, anticoncetivos, em algumas doenças oculares e em algumas ...

O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.

Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.

Se você tem sentido seus olhos e sua boca secos, com alguma constância, esta é a hora de procurar um reumatologista.

Será necessária a avaliação de um médico Oftalmologista para determinar se realmente há falta de lágrima e sinais de inflamação na córnea em decorrência desta secura. Se essas alterações se confirmarem, o paciente deve ser encaminhado a um Reumatologista para avaliação do diagnóstico da Síndrome de Sjogren (SS).

A síndrome de Sjögren faz parte do grupo de doenças autoimunes, ou seja, das moléstias em que o sistema imunológico passa a produzir anticorpos que atacam células e tecidos do próprio corpo, como se fossem agentes invasores.

Sem o tratamento adequado, podem ocorrer algumas complicações, como a ceratite. Isso acontece, porque sem a devida lubrificação, os olhos ficam mais suscetíveis a infecções por vírus ou bactérias por exemplo.

Os sintomas de olhos secos geralmente são vermelhidão, coceira, ardência, fotofobia (sensibilidade à luz), vista embaçada e sensação de areia nos olhos.

Alguns cuidados básicos podem ajudar na prevenção e aliviar os sintomas, veja a seguir:

  • 1) Piscar sempre. ...
  • 2) Use Soro Fisiológico ou Lágrimas Artificiais. ...
  • 3) Evite Iluminação em excesso. ...
  • 4) Hidratação é fundamental. ...
  • 5) Umidifique o ambiente. ...
  • 6) Se usa Lente de Contato, faça a higiene correta!

O oftalmologista orienta que as lágrimas artificiais são os colírios indicados para tratar a síndrome do olho seco. "Elas resolvem pelo menos 90% dos casos. Há várias marcas de lágrimas artificiais, que imitam a lágrima que os olhos naturalmente produzem. Esses colírios (lágrimas artificiais) dão conforto à visão.

Recomendações e tratamento
Como explicado anteriormente, a Síndrome de Olhos Secos é resultante de lubrificação insuficiente dos olhos. O oftalmologista pode receitar um dos meios mais comuns para tratar esse mal: a utilização de um colírio de lágrima artificial.

A superfície do olho é lubrificada constantemente por uma fina camada chamada de filme lacrimal que contem água, muco e óleo, além de substâncias responsáveis pela defesa de nosso olho contra infecções.

Ou seja: o portador de Síndrome de Sjögren pode sim solicitar aposentadoria por invalidez. Entretanto, recomendamos que, para tanto, consulte um profissional da área para o auxiliar.

A síndrome de Sjögren ocorre como uma condição primária quando envolve apenas as glândulas salivares e lacrimais, e como uma condição secundária quando acomete um ou ambos órgãos exócrinos em associação a outra doença do tecido conjuntivo, como o lúpus eritematoso sistêmico, cirrose biliar primária, esclerose sistêmica ...

Prognóstico para síndrome de Sjögren
A síndrome de Sjögren é crônica. A saúde geral e a expectativa de vida não costumam ser afetadas em pacientes cujos únicos sintomas são xeroftalmia e xerostomia. Contudo, o prognóstico é menos favorável naqueles com envolvimento de órgãos sistêmicos.

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo.

Beba bastante líquido, de preferência água, de modo que você fique bem hidratado. Se você mora em locais quentes e secos, o uso de umidificadores de ambiente pode te ajudar. Para a pele: Evite banhos quentes e mantenha uma rotina frequente de hidratação.

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

A artrite reumatoide em atividade (durante uma crise) pode provocar anemia, que é observada pelo médico em um exame de sangue (hemograma).