Qual é a diferença de som silêncio e ruído?

Perguntado por: hconceicao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

O som é uma percepção sensorial e o ruído é visto como sendo um som indesejado. O som pode ser explicado por variações em maior ou menor grau da pressão do ar, que provocam uma resposta sensitiva no sistema auditivo. O ruído está normalmente presente em todas as atividades humanas.

Todos os sons que utilizamos, cantamos, falamos são a experiência, a transformação, os padrões, os movimentos. O silêncio é a assimilação, o entendimento, a integração da experiência. Os dois são essenciais ao nosso desenvolvimento.

Define-se ruído, como sendo um som sem interesse ou desagradável para o auditor. O ruído (som) pode ser mais ou menos intenso, composto por uma só tonalidade ou composto por várias e a sua propagação varia consoante o meio em que o receptor se encontra.

2º do Decreto nº 4.882 de 18/11/2003, exigida a apresentação de Laudo Técnico em qualquer hipótese (quando ruído: nível de pressão sonora superior a 85 dB).

Tipos de ruídos: conheça já

  • Ruído de impacto. Esse tipo de ruído geralmente está vinculado a sons altos e com uma duração curta. ...
  • Ruído aéreo. ...
  • Ruído contínuo. ...
  • Ruído intermitente. ...
  • Ruído de baixa frequência. ...
  • Ruído ocupacional.

Quais os tipos de ruídos sonoros?

  • contínuo: barulho que se mantém relativamente estável por um longo período de tempo;
  • intermitente: ruído que varia a intensidade e tempo de duração ao longo do dia;
  • de impacto: ruído com alta intensidade (elevados decibéis) mas curta duração, proveniente do impacto de materiais.

1 som, barulho, estrondo, estrépito, estampido, estrupido, fragor, bramido, frêmito, troada, atroada, soído, sonido, soada, zoada, arruído.

Por isso, o ruído branco pode ajudar a induzir o sono de alguns pacientes. Em entrevista ao G1, o Dr. Gustavo Moreira, especialista do Instituto do Sono, explicou que indivíduos agitados que adotam estratégias de relaxamento podem se beneficiar dessa técnica.

Resposta: O som através das figuras das notas musicais e silêncio através das figuras das pausas.

O silêncio nos convida a ter 'espaço mental', ou melhor, nos revela que temos um espaço interno. No dia a dia não entramos em contato com esse espaço, pois ele está o tempo todo preenchido por algum ruído, barulho: música, trabalho, texto, filmes, discussões, reuniões, o que for”, diz ele.

O silêncio tem som e nós podemos ouvi-lo, indicam pesquisadores da Universidade John Hopkins (EUA). As descobertas foram publicadas no periódico da Academia Nacional de Ciências (NAS), dos Estados Unidos.

Ruído intermitente é aquele com variações de intensidade. Exemplos: britadeiras em operação, trânsito da cidade, etc. Ruído de impacto é aquele som muito forte/ intenso num período de tempo bastante curto. Exemplos:explosões, detonações, disparo de armas de fogo, etc.

Ruído Físico
Exemplos: construções, trânsito intenso, aparelho de som com o volume muito alto, entre outros exemplos que dificultam o receptor de ouvir o que está sendo falado. Esses tipos são muito comuns e acabam gerando um grande desconforto nas pessoas.

O ruído sonoro é um som que prejudica a comunicação, constituído por um número alto de vibrações acústicas com uma amplitude e fase muito alta, elevando sua pressão sonora, o que é bastante prejudicial aos seres vivos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu a quantidade de ruído (som) máximo permitido em áreas residenciais. Anote: em resumo, o barulho não deve ultrapassar 55 decibéis (dB) no período da manhã e 50 dB durante a noite.

NBR 10151/2019: Estabelece proibição de ruídos em áreas residenciais acima de 55 decibéis entre 7h e 20h e de 50 decibéis ou mais nos demais horários.

A Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”. Esta norma recomenda para uma jornada de 8 horas diárias de trabalho, a máxima exposição diária permissível é de 85 dB.