Qual é a origem da Terra?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Postula-se que sua origem deu-se a partir de uma nuvem de gás, que começou aos poucos a se contrair. Há mais ou menos 4,5 bilhões de anos, partículas de poeira e gás constituintes desta nuvem começaram a se atrair e aglutinar. Explosões, aglutinações de partículas e condensação de matéria deram origem a várias esferas.

Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.

A origem do Sol está associada ao colapso gravitacional da nebulosa solar, uma nuvem formada por gases e poeira. Esse processo teve início há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, que corresponde à idade do Sol.

O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana.

Etimologia (origem da palavra planeta). A palavra planeta deriva do grego "planétes", pelo latim planeta, ae, com o sentido de "que anda sem destino ou vagabundo".

Quais são as três formas de representação da Terra? Em Geografia, utiliza-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: os globos, os mapas e os planisférios.

O planeta Terra é um dos quatro planetas rochosos que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. Ao dizer que ele é um planeta rochoso, estamos falando basicamente da sua composição, sua superfície sólida é formada por rochas e metais pesados, como o ferro.

Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta. O núcleo lunar é sólido e composto por uma grande quantidade de ferro. Ele é muito pequeno comparativamente ao astro como um todo, e representa somente 2% de sua massa, com raio de 240 km.

É o quinto na ordem dos planetas tendo-se o Sol como a referência. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, estando situado entre Marte e Saturno.

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

A possível causa do movimento de rotação da Terra em torno de si mesma tem a ver com o torque gravitacional. Acredita-se que a força exercida pelo Sol e por outros planetas fez com que a Terra experimentasse a ação de torques (momentos de uma força) e adquirisse um movimento rotacional.

Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

As esponjas podem ser a forma de vida animal mais antiga do planeta, segundo cientistas do Canadá. Eles descobriram, no noroeste do país, fósseis desses animais que teriam vivido nos oceanos há 890 milhões de anos.