Qual é a planta que vive mais tempo?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Entre as populações de árvores analisadas no estudo, o pódio das mais longevas foi formado por um trio de pinheiros da América do Norte: Pinus resinosa (2.006 anos), Pinus longaeva (1.965 anos) e Taxodium distichum (1.621 anos). A primeira espécie pode atingir até 50 metros de altura.

A cavalinha (Equisetum sp.), que pelo seu diferente aspecto é muito utilizada em projetos paisagísticos, pertence ao grupo de plantas que podem ser considerado o mais antigo sobrevivendo na Terra que conseguiu ter um crescimento significativo, datando 300 milhões de anos.

Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.

Gympie

O Gympie-Gympie é uma surpresa desagradável e inesperada nas florestas, causando acidentes com topógrafos, madeireiros e silvicultores. Mesmo botânicos experientes que já conhecem a planta, por vezes, tornam-se vítimas.

O óleo de mamona (ou olho de rícino), velho conhecido de quem sofre de prisão de ventre, é produzido a partir dessas sementes. Mas é justamente por causa da proteína ricina que a planta tem a reputação de ser a mais venenosa do planeta.

Considerada a árvore mais bonita do mundo, a glicínia (também conhecida pelo seu nome em inglês, wistéria) de 144 anos torna o céu do parque japonês Ashikaga Flower Park em uma mistura de rosa e púrpura.

Esponjas-de-vidro
Mesmo que o seu nome não seja muito conhecido, esse é um animal famoso entre os estudiosos, e o motivo é muito simples: ela consegue viver de 5 mil a 18 mil anos. Não dá nem para imaginar viver tudo isso, não é mesmo? Por isso, essa espécie ganha de lavada o título de animal mais velho do mundo.

As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre. São, portanto, descendentes diretos das algas verdes.

Euanthus panii

A flor -denominada "Euanthus panii"-, poderia ter uma antiguidade de 162 milhões de anos. O fóssil deste exemplar foi achado junto a outras espécimes em 1970 na cidade de Sanjiaocheng, na província oriental de Liaoning, pelo colecionador chinês de fósseis Kwang Pan.

A primeira árvore pode ter sido a Wattieza, cujos fósseis foram encontrados no estado de Nova York em 2007, datando do Devoniano Médio (cerca de 385 milhões de anos atrás). Antes desta descoberta, Archaeopteris era a primeira árvore conhecida.

Karomia gigas

A Karomia gigas é uma árvore alta e reta que pode atingir 24 metros, cujos galhos só aparecem a partir de 10 a 12 metros do solo, tornando as flores difíceis de avistar. A árvore é tão rara que não tem nenhum apelido conhecido em inglês, suaíli ou nos idiomas locais em torno das reservas florestais onde é encontrada.

Começamos com o grande general, talvez a mais famosa de todas. Trata-se de uma sequóia gigante e está na Califórnia. Este espécime detém o título de ser vivo com a maior quantidade de biomassa da Terra.

Ipê-amarelo

O Ipê-amarelo é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita. Seu nome científico tem origem no tupi-guarani.

espirradeira

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

A Welwitschia é uma planta fascinante que pode não apenas sobreviver por milhares de anos, mas pode fazer isso em um dos ambientes mais inabitáveis do mundo, o deserto do Namibe, na África.

No geral, a beladona é a planta mais venenosa do mundo nativa da Europa, da África do Norte e da Ásia Ocidental. Nesse sentido, é rica em uma substância chamada tropano, que pode causar delírios e alucinações graves.

Middlemist

De acordo com o blog Cobasi, a flor mais rara do mundo se chama Middlemist Vermelha, pertencente da espécie Middlemist camelia, e como o o nome sugere, possui uma cor avermelhada bem chamativa.