Qual é o conceito de ser?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Do ponto de vista do senso comum, Ser significa aquilo que é ou pode vir a ser, independentemente da sua natureza. Pode-se referir igualmente à identidade. Numa perspetiva da antiga Filosofia grega, Ser é estável e imutável, em oposição a mudança ou Devir.

O ser humano tem “vida”, mas ele também “existe”. “Existir” é uma palavra cujo significado original é “aparecer”, “manifestar-se”, “mostrar-se”. Entende-se que o ser humano traz em si potencialidades que deverá extrair de si mesmo e expô-las ao mundo.

Ser e não-ser aqui tem o sentido de algo que existe (o ser) e algo que não existe (o não ser). Parmênides está afirmando que algo que existente não pode se tornar nada, da mesma forma que o nada não pode vir a se tornar algo.

Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. A alma do homem é a sua consciência. A alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral.

A diferença entre Ser e Ter é que o Ser é o que você é, é o que você acredita, são suas crenças. As crenças formam sua identidade e tem caráter altamente subjetivo. Já o Ter são ideias, o Ter é exterior a nós, é algo desejado, ou não, que quando adquiridos mudam, moldam o Ser.

Aristóteles trata dos seguintes princípios: Identidade - Uma proposição é sempre ela mesma; Não contradição - Uma proposição somente pode ser falsa ou verdadeira e não ambas; Terceiro excluído - Não existe terceira hipótese para uma proposição: apenas falsa e verdadeira.

4) O ser é imperecível: Parmênides diz que, se não é gerado, o Ser também é imperecível, pois, do contrário, tornar-se-ia o não ser. Se o Ser não é gerado, existiu desde todo sempre, então ele já teria experimentado todas as condições que poderiam fazê-lo deixar de ser.

As quatro causas

  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

O significado da vida humana, através da abordagem holística, pode ser entendida como o equilíbrio entre os dois princípios básicos (auto-afirmativo e integrativo) e entre os quatros componentes do ser humano (material, mental, emocional e espiritual).

A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”. A frase acima é do grande filósofo grego Aristóteles, um dos mais importantes formadores de nossa civilização ocidental. E ali está resumido todo o esforço das pessoas, dos grupos, das nações.

Existir é uma condição inata, tudo que existe existe. Nem tudo que existe porém é vivo. A definição de vida é ampla, tanto organismos unicelulares, como bactérias e fungos, quanto organismos multicelulares, como plantas e animais, são considerados seres vivos.

Ser aquele que diz Sim! Que dá, que afirmar a si mesmo e ao mundo. Não esconder-se na sombra de Deus, do Estado, dos pais, de qualquer autoridade.

Questão (1) “Ser ou não ser, eis a questão” (famosa frase dita por Hamlet, célebre personagem literário, durante o mo... apresentar um dilema da sociedade atual.

Um filósofo vai se aprofundar nos assuntos pertinentes à humanidade, à sociedade e a forma em que vivemos e enxergamos o mundo. Os filósofos são considerados grandes pensadores, uma vez que seus estudos miram em reflexões sobre diferentes pontos de vistas distintos que movem os debates sociais.

só sei que nada sei

Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Essa frase tornou Sócrates o mais sábio entre todos os homens da época, porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e estando em constante aprendizado.

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata. Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

As Três Peneiras de Sócrates: da Verdade, bondade e a da necessidade.

O ter é um sentimento de posse que as pessoas possuem, às vezes até sem merecer. Enquanto ser, é o resultado de um objetivo alcançado na vida permanente, o fazer é realizar um ato presente e o ter é apenas uma consequência.

Para “ser” capaz de executar um excelente serviço, é preciso adquirir conhecimento, experiência, competência e, assim, “ser” um excelente profissional; O “ser”, tem mais consistência do que o “ter”; O “ter” passa, o “ser” fica; Para conhecer melhor meu cliente, precisarei “ter” para “ser”.

DIFERENÇA – resultado da subtração, caráter que distingue um ser de outro ser. Assim, de uma forma simplista, fazer a diferença seria: tornar-se alguém com características que distinguem uma pessoa de outra. Outros também falam em ter um diferencial.