Qual é o sentido de escutar?

Perguntado por: aaguiar6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Escutar significa ouvir com atenção, interpretando e assimilando os sons e ruídos que são captados pela audição. Quando alguém está escutando algo quer dizer que está consciente e atento ao que está ouvindo. Além disso, escutar é compreender e processar a informação que está a ser recebida.

Ouvir com atenção: 2 atentar. Obedecer a um conselho, ordem ou advertência: 3 acatar, atender, obedecer, observar, seguir.

Lembre-se: O que ouvimos traz uma particularidade do outro, não é apenas um mero falar. Saber ouvir é importante para fortalecer conexões e ainda melhorar a relação com quem nos cerca, além de ser uma grande oportunidade de crescimento pessoal.

Assim funciona a audição:
O som entra no canal auditivo: as ondas sonoras se movem através do canal auditivo e alcançam o tímpano. 2. O tímpano e os ossos auditivos vibram: essas ondas sonoras vibram o tímpano e os três ossos (ossículos) do ouvido médio.

O som entra pela orelha, passa no duto auditivo, tímpano, martelo, bigorna e por fim chega à cóclea. A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido. É ela a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que correm pelo nervo auditivo até o cérebro.

9. Escultasse. Flexão do verbo escultar, que significa o mesmo que esculturar. Isto é, fazer escultura.

Ouvir é, sobretudo, assimilar, trazer para dentro de si, deixar se provocar e reagir ao que foi falado. Não existe nada mais sublime para uma vida espiritual, uma vida mística, de relacionamento com Deus, do que ter a capacidade de escutá-Lo e deixar que Ele fale ao nosso coração.

Etimologicamente, segundo o dicionário Houaiss, ouvir vem do latim audio ou ainda da variante audire, que é “ouvir através de uma fonte”. Escutar vem do latim auscultare, que significa “ouvir com atenção” e que também deu origem à palavra auscultar, muito usada na medicina.

Escutar requer mais que ouvir, ou seja, a pessoa tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade.

Não é apenas a habilidade de decodificar sons, mas também de dar importância, atenção, de se relacionar não só com o conteúdo, mas com o interlocutor e todo o seu mundo.

São elas:

  • Ouvir de forma apreciativa.
  • Ouvir de forma empática.
  • Ouvir de forma investigativa.
  • Ouvir de forma seletiva.
  • Ouvir de forma avaliadora.

Escutar é uma atitude interna e existem três tipos de escuta: Escuta fechada, científica e empática.

As opções de tratamento incluem:
Medicação. Cirurgia. Aparelhos auditivos. Implantes de condução óssea.

A escuta é parte do processo de comunicação e para haver comunicação é preciso alguns elementos, entre eles: um emissor, um receptor e uma mensagem, algo que vai ser comunicado. E entre uma mensagem ser transmitida e ser recebida com disponibilidade existe um caminho a ser percorrido.

Ser um bom ouvinte aumenta a capacidade das pessoas de atingirem seus objetivos. Isso se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É preciso apenas saber distinguir a maneira certa de saber ouvir a família, os amigos, os colegas de trabalho e superiores, entre outros.

Escuto vem do verbo escutar. O mesmo que: ouço, percebo, sinto, atento, observo, espio, espiono, espreito, ausculto.

Conjugação do verbo escutar

  1. Tipo do Verbo: regular.
  2. Infinitivo: escutar.
  3. Gerúndio: escutando.
  4. Particípio Passado: escutado.

Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som. Ele está ouvindo quando há pouca interação, e escutando quando está prestando atenção ao que é emitido.

Nós erramos quando não escutamos; o filho erra quando não escuta seus pais; a esposa erra quando não escuta seu marido; o esposo erra quando não escuta sua esposa; os pais erram quando não escutam seus filhos; todos nós erramos e caímos quando não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus.

Portanto, a diferença entre ouvir e escutar é o que acontece após o indivíduo receber o som. O texto acima está ligado a escutar. Muitas pessoas ouvem a palavra de Deus, mas pouquíssimas escutam, pois escutar tem ligação direta com execução.

17 Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.