Qual é o tamanho de um capacete infantil?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Existem capacetes de diversos tamanhos, como os infantis: 52, 54 e 56. Já os mais comuns para adultos são 56, 58, 60 e 62.

Conheça os tamanhos e suas medidas correspondentes:

  • XS (infantil): entre 53 e 54 cm;
  • S (pequeno): entre 55 e 56 cm;
  • M (médio): entre 57 e 58 cm;
  • L: (grande): entre 59 e 60 cm;
  • XL (extragrande): entre 61 e 62 cm;
  • XXL (maior tamanho): entre 63 e 64 cm.

Posicione o capacete alinhado com a parte baixa da testa, deixando uma distância de dois dedos para não limitar a visão e proteger a testa em caso de quedas e colisões. As alças laterais devem formar um “Y” abaixo das orelhas e ter a mesma altura dos dois lados.

Não existe, entretanto, qualquer restrição a qualquer tipo de capacete motociclístico nas vias. Para que existisse, teria que estar previsto no Código de Trânsito Brasileiro ou, ao menos, em Resolução do Contran, o que não ocorre”, explica.

A parte posterior do capacete deve ficar bem junta ao pescoço e à parte anterior à testa (o ideal é que não passe o polegar entre o capacete e a cabeça). Mas atenção: experimente pelo menos dois tamanhos para encontrar aquele que melhor se ajusta.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos podem ser utilizados somente durante o dia.

Basta pegar uma fita métrica e colocar em volta da cabeça, logo acima das orelhas, e pronto, o número em cm, ou centímetros, que aparecer é o certo!

O capacete de bebê é um produto de uso médico e tem uma unica função: corrigir pequenas deformidades do crânio durante os primeiros anos de vida (assimetria crâniana). Seu uso só é recomendado com orientação de um pediatra que informará a família caso seja necessário.

Através da resolução 940/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), ficou agora determinado que o capacete deve conter obrigatoriamente o selo do INMETRO que certifica, atesta e garante a seguridade do produto. Além disso o capacete deve ter retro refletivos nas laterais e na parte traseira, posterior.

São indicados quando a assimetria é severa ou quando o tratamento com o reposicionamento e/ou com a fisioterapia não surtiu nenhum efeito, pois cada bebê é um caso em particular e apresenta uma resposta única.

Multa por não usar capacete
244 do CTB configura as penalidades por conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor de maneira indevida.

$130,16

Além disso, neste mesmo artigo, é descrita outra infração, que foi uma das mais cometidas no ano de 2021: a multa sem viseira. Pilotar ou andar de moto com capacete sem viseira ou fora dos padrões estabelecidos pelo Contran é enquadrado como infração média, com multa de R$130,16 e retenção do veículo até regularização.

Com a Nova CNH, que trata de uma atualização da legislação de trânsito, conduzir motocicletas sem viseira ou óculos de proteção ou em desacordo com a regulamentação do CONTRAN gera uma infração média, com multa no valor de R$ 130,16, além de retenção do veículo para regularização.

2. Capacete Fechado (integral) Considerado o mais seguro e utilizado pelos motociclistas, o modelo fechado protege de forma completa, tanto queixo como calota craniana e face. Além disso, são ideais para viagens, pois proporcionam maior segurança a velocidades mais altas.

O capacete aberto não tem a mesma segurança de um modelo fechado. Como ele não tem a proteção no queixo, caso o motoqueiro sofra uma queda, a pessoa corre o risco de machucar gravemente a face e também os dentes.

A balaclava protege do frio, diminui o ruído, mantém a temperatura e torna o uso do capacete mais confortável.

As viseiras permitidas são aquelas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado. No período noturno, deve-se usar apenas a viseira cristal. Os demais modelos deverão ser utilizados somente durante o dia.

Todos os capacetes sem viseira que foram aprovados pela legislação devem ter espaço para acomodar óculos com lentes corretivas e óculos de proteção. Quando um capacete não possui viseira, é obrigatório o uso de um óculos de proteção.