Qual era a função de Naamã?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Naamã era um comandante respeitado do exército do rei da Síria. Mas Naamã ficou com lepra, uma doença da pele incurável que se alastrava e acabava por matar o doente (2 Reis 5:1). Como a lepra era muito infecciosa, os leprosos eram afastados da comunidade, para não causar epidemias.

Ela tem muito a nos ensinar através de sua experiência. Com certeza tinha ela seus sonhos e projetos, que foram adiados ou interrompidos quando foi levada como escrava. Sempre quando alguém era levado como escravo, o povo dominante costumava fazer essa separação. Era muito comum naquela época isto acontecer.

De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.

Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra.

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Significado: Significa “agradável”.

Quando Eliseu interrogou a Geazi onde ele tinha ido, ele mentiu ao invés de dizer a verdade, e não demonstrou arrependimento algum, e por isso foi amaldiçoado com a lepra de Naamã.

Por causa do alto cargo que ocupava, Naamã tinha um uniforme belíssimo e vivia cercado de pessoas importantes; afinal de contas, era o homem mais famoso daquele país. Mas, apesar de tudo isso, por baixo daquela farda invejável, Naamã escondia uma doença muito grave: a lepra.

5º. Mergulho da Obediência – Devemos aprender a ouvir Deus e obedecer, mesmo que nossa alma não queira; de início Naamã não queria, mas mergulhou. 6º. Mergulho do Submissão – Passamos a fazer a vontade de Deus, não importa mais o que eu acho, mas o que Deus quer de mim.

Naamã foi um comandante do exercido sírio durante o reinado de Ben-Hadade, rei de Damasco.

Falamos que todo nome tem seu significado, Abana e Farpar tem o seu significado: Entendemos como - habilidades humanas, filosofias dos homens, capacidade natural.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Conclusão: Deus fez da menina, a serva de Naamã, um instrumento de cura. Ela era improvável, mas foi através dela que Naamã pôde experimentar um milagre. Há pessoas que só vão experimentar um milagre quando você decidir se tornar um instrumento de cura nas mãos de Deus.

Com Naamã aprendemos que precisamos de Deus, que devemos nos submeter a Ele sem questionamentos, e que nossa vida deve ser de constante gratidão e quebrantamento diante do Pai, para que possamos ser curados física e espiritualmente, e usufruir das maravilhosas bênçãos que Ele nos reservou tanto nesta vida como na ...