Por que sete Mergulhos de Naamã?

Perguntado por: tmoreira8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A orientação, portanto trazida pelo mensageiro, dizia que Naamã deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para que a pele fosse restaurada da lepra. Daí os 7 mergulhos de Naamã. Para quem conhece a palavra de Deus, sabe que para Ele não há impossíveis.

É obvio que sem Deus e sem a coragem do profeta de liberar a palavra sobre Naamã a cura não aconteceria. No 1º mergulho Deus afunda de uma vez o ORGULHO do grande comandante, No 2º mergulho, ele vence a DUVIDA. .

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Como já foi citado, Naamã é conhecido biblicamente por ter sido curado da lepra, como também pelo seu orgulho, esse era o seu pecado.

As instruções do profeta Eliseu
A princípio, o sírio não aceitou o conselho, mas, pressionado pelos servos da sua comitiva, acabou por acatar a instrução do profeta e foi se banhar as sete vezes no rio. Naamã assim o fez e acabou por se curar inteiramente da lepra.

Após ser curado de sua lepra, Naamã confessou que o Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus. Com essa declaração, Naamã não estava simplesmente dizendo que o Deus de Israel era mais poderoso do que os deuses da Síria, mas estava dizendo que realmente só existe um Deus, e depositando sua fé nele.

Significado: Significa “agradável”.

Neste momento um escravo de Naamã pediu ao seu senhor que pelo menos tentasse, pois ele não tinha nada a perder, já que estava perto do rio Jordão e havia se deslocado até ali. Naamã deixou seu orgulho de lado, e decidiu mergulhar as sete vezes no rio Jordão como recomendou o profeta. Ele foi curado da lepra.

O nome da menina não é citado, nem tampouco sua idade, embora, acredita-se que não tenha mais do que quinze anos. E este é o único relato bíblico em que a encontramos. Ao ser levada como escrava a menina é deixada à disposição da esposa de um grande oficial do exército Sírio e trabalharia em sua casa.

3- Mergulho da Contribuição: Naamã precisava contribuir com o seu milagre, ele estava debaixo de uma palavra agora ele precesava contribuir. Existem muitos crentes hoje que não contribuem para o seu milagre.

O Primeiro Mergulho
Naamã era mais um ateu, que já não tinha mais fé em nada e agora o primeiro mergulho cura sua vida espiritual, já nasce uma pequena fé no coração de Naamã e ele agora pode dar o segundo mergulho.

Falamos que todo nome tem seu significado, Abana e Farpar tem o seu significado: Entendemos como - habilidades humanas, filosofias dos homens, capacidade natural.

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Geazi se corrompe após enganar Naamã e contrai lepra.

Naamã foi um general sírio que foi curado de lepra quando mergulhou sete vezes no rio Jordão. No seu tempo a lepra não tinha cura, mas ele creu na palavra do profeta Eliseu e foi curado.

Com Naamã aprendemos que precisamos de Deus, que devemos nos submeter a Ele sem questionamentos, e que nossa vida deve ser de constante gratidão e quebrantamento diante do Pai, para que possamos ser curados física e espiritualmente, e usufruir das maravilhosas bênçãos que Ele nos reservou tanto nesta vida como na ...

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela.

Na Antiguidade, a Síria era a junção de diversos Estados (Gesur, Zobá, Arã e Damasco). Naquele tempo, os habitantes sírios lutavam para tomar as terras de Israel. Os Estados da Síria se unificaram pelo comando de Damasco. A Mesopotâmia (Iraque e Líbano, atualmente) fazia parte do país.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.