Porque Naamã mergulha 7 vezes?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra.

Quando foi encontrar com Elizeu a pedido de sua serva, ele mostrou claramente seu jeito orgulhoso de ser. Naamã pensava que no Reino de Deus as glórias humanas podiam nos colocar em posição especial. Ele pensava que as bênçãos de Deus podiam ser compradas com dinheiro. Naamã, um homem, porém orgulhoso!

Não era do jeito dele, mas do jeito que o Senhor determinou: “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo” (2 Reis 5:14).

Ao mesmo tempo, foram criados sistemas de esgotos que desovam o lixo diretamente no leito do rio. O mesmo processo - de desvio de água juntamente com aumento da poluição - aconteceu do outro lado do rio.

Mergulho do Submissão – Passamos a fazer a vontade de Deus, não importa mais o que eu acho, mas o que Deus quer de mim. 7º. Mergulho da Restauração – É quando mergulhamos nos braços de Deus crendo em sua restauração e tornamos nossa ida à Sua presença em um Mergulho da Vitória.

Naamã foi um comandante do exercido sírio durante o reinado de Ben-Hadade, rei de Damasco. A história de Naamã é conhecida na Bíblia especialmente com conta do episódio em que ele foi curado de lepra após mergulhar sete vezes no rio Jordão.

Significado: Significa “agradável”.

Quando Eliseu interrogou a Geazi onde ele tinha ido, ele mentiu ao invés de dizer a verdade, e não demonstrou arrependimento algum, e por isso foi amaldiçoado com a lepra de Naamã.

Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.

Os leprosos não podiam aproximar-se das cidades e os lugares onde eles moravam; eram considerados impuros, como os cemitérios. Alguns afirmavam que, se cruzassem com um leproso, atirariam pedras nele e gritariam para ele: "Volta ao teu lugar e não contamines outras pessoas".

Os 7 mergulhos de Naamã representam a humildade que devemos possuir diante de Deus. Naamã era um chefe de exército, muito respeitado, mas teve que deixar o orgulho de lado e mergulhar em um rio para que fosse curado.

O sete é o número da Transformação, é a primeira manifestação do homem para conhecer as coisas do Espírito, as coisas de Deus, a Criação.

Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã.

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

O nome da menina não é citado, nem tampouco sua idade, embora, acredita-se que não tenha mais do que quinze anos. E este é o único relato bíblico em que a encontramos.

Espiritualmente, a arca era um símbolo visível do poder e presença de Deus. Se você está na Presença de Deus. Vá, atravesse, marche e chegue do outro lado. Assim como Deus agiu através do Jordão séculos atrás, Ele nos leva através do Jordão de nossas vidas - dificuldades no trabalho, família e vida em geral.

O mergulho alivia o estresse e as tensões, ajuda a melhorar a capacidade respiratória e tonifica os músculos. Ele ainda promove uma sensação de relaxamento ao corpo, graças ao balanço e à brisa do mar, fatores imprescindíveis para esse bem-estar.