Qual era o padrão de beleza na Grécia antiga?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Beleza era uma parcela físico-psicológica que tinha muito a ver com o caráter e o divino. O filósofo Sócrates, muito conhecidamente, se opôs às ideias de como a beleza grega deveria ser, com seu andar arrogante, olhos girantes, nariz "de batata", costas cabeludas e barriga grande.

Na Pré-História, o ideal de beleza feminina eram justamente as mulheres voluptuosas, cheias de curvas generosas nos seios, barriga, bumbum e coxas. Você já deve ter visto uma imagem da famosa Vênus de Milo, que corresponde exatamente a essa descrição.

Segundo historiadora britânica Bettany Hughes, homens bonitos eram 'atléticos e musculosos'; já mulheres precisavam ser 'cheinhas' Na Grécia Antiga, as regras de beleza eram todas muito importantes. A vida era mais fácil para homens que eram musculosos e bem cuidados.

Apesar dos estereótipos que retratam os homens gregos como geralmente baixos, graças à dieta mediterrânea saudável e ao clima ameno, a população masculina da Grécia tem uma altura média de mais de 172,5 cm.

A Grécia e a beleza ideal
Ocorria, então o desenvolvimento das artes, especialmente da pintura e da escultura cujas imagens representavam a Beleza ideal. O corpo humano belo era aquele que mostrava harmonia e proporção entre as partes. Beleza passou a ser identificada com proporção.

Atribui-se à Grécia Antiga a origem da musculação. Nos primórdios da prática, os antigos provavelmente usavam pedras como peso na cidade de Olímpia. Relatos de 1896 a.C., por exemplo, indicam que pessoas já praticavam arremesso de pesos, também com pedras, em competições.

Deuses e homens
Assim, desejar um corpo belo, forte e rápido era um meio de se aproximar dos deuses e, com isso, da perfeição. Não era somente essa busca divina que fazia os gregos dedicar especial atenção ao corpo.

O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

O papel da mídia como grande responsável por propagar os conceitos de padrão de beleza, também é muito discutido. A televisão e o cinema, por exemplo, ajudaram a construir a ideia de um determinado padrão ideal associado à beleza. Atualmente, as redes sociais também têm grande influência na difusão deste padrões..

2 – Pessoas se limpavam com pedras
O papel higiênico não se tornou comum na Europa até o fim do século 16. Antes disso, as pessoas tinham dificuldades para se limpar após usar o banheiro. Como os romanos, gregos costumavam utilizar uma esponja colocada na ponta de uma vareta, mas nem todos tinham esse luxo.

A depilação não começou nos anos modernos, as mulheres da Grécia clássica costumavam remover os cabelos do corpo. Elas usavam lâmpadas de óleo para queimar os cabelos mais longos, enquanto os pelos mais finos eram removidos com lâminas de barbear feitas de cobre ou com pinças e cremes especiais.

Concluiu que a civilização grega não tinha à época um senso de cor desenvolvido e vivia em um mundo preto e branco, com algumas pinceladas de vermelho e de brilhos metálicos.

Pseudos, em grego, pode significar a mentira tanto quanto a falsidade, o ardil ou o erro, o engano propositado, a fraude, assim como a invenção poética, o que multiplica os mal-entendidos sobre o que o mal-entendido pode significar – e isso não simplifica a interpretação de um diálogo refutativo tão denso e agudo ...

Originários dos povos aqueus, jônicos, eólios e dóricos que migraram para a península Balcânica, os povos gregos ficaram conhecidos como helênicos, pois sua organização de clãs se baseava na crença de que descendiam do herói Heleno.

Grécia Antiga A primeira tentativa de padronização da beleza humana de que se tem registro parte da Grécia Antiga (tanto que a palavra estética tem origem grega e significa "compreensão pelos sentidos"). O modelo de beleza ideal deveria combinar harmonia e equilíbrio, valorizando as medidas proporcionais.

O ideal de beleza corporal para as mulheres era ser pequena e magra, mas de constituição robusta, ombros estreitos, quadris pronunciados, coxas largas e seios pequenos. A beleza ideal para o rosto eram grandes olhos amendoados, nariz pontudo, boca e orelhas de tamanho médio e bochechas ovais.