Qual foi a origem do jazz?

Perguntado por: ssiqueira9 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. A primeira forma de jazz foi o swing, criado por Falcon durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular.

Mundim (2005) coloca que os primeiros indícios da dança jazz no Brasil surgiram por volta das décadas de 30 e 40, com a difusão do sapateado em nosso país, no entanto foram os anos 60 que a impulsionaram e nos anos 80, aqui, foi considerada como a mais popular forma de dança.

As semelhanças com a música jazz não param por aí: se a principal característica do jazz música é o improviso, a principal característica do jazz dança também é o improviso. Isso significa que há uma maior liberdade de movimento para a composição da dança, quando comparada às danças clássicas.

Mihaly Kertész Kaminer

Realizador húngaro, naturalizado norte-americano, de seu verdadeiro nome Mihaly Kertész Kaminer, nas... Nome de uma das grandes artérias da cidade de Nova Iorque.

Louis Daniel Armstrong, nascido em Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 e falecido em 6 de julho de 1971, é considerado "a personificação do jazz".

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX. Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz.

Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. Possui outras variações de estilo como: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Street Jazz, Feeling Jazz, Popular Jazz, Lyrical Jazz, entre outras.

Os dois grandes pilares sobre os quais o jazz se fundamenta são o Blues e o Ragtime.

Louis Armstrong

Cantor e trompetista Louis Armstrong popularizou o jazz e inspirou gerações. Em 6 de julho de 1971 morreu Louis Armstrong, cantor e trompetista que se tornou um dos maiores nomes da história do jazz.

É notável como essa música se modificou tão profundamente durante um período de apenas um século. O termo jazz começa a ser usado no final dos anos 10 e início dos anos 20, para descrever um tipo de música que surgia nessa época em New Orleans, Chicago e New York.

O jazz é um dos gêneros responsáveis pelas mais sensacionais formas de expressão musical. O trompete, o contrabaixo, bateria e o piano juntos protagonizam um show de improvisação, swing e liberdade de ritmos não lineares. E todos esses elementos juntos formam a espinha dorsal do jazz.

As 5 maiores composições da história do jazz

  • 1- Take Five, Dave Brubeck (1920 — 2012)
  • 2- So What, Miles Davis (1926 — 1991)
  • 3- Take The A Train, Duke Ellington (1899 — 1974)
  • 4- Round Midnight, Thelonious Monk (1917 — 1982)
  • 5- My Favorite Things, John Coltrane (1926 — 1967)

Maiores nomes do Jazz em todo o mundo

  • Chet Baker. O Jazz teve seus níveis de melancolia elevados como nunca visto antes através de Chet Baker. ...
  • Billie Holiday. Uma das maiores vozes do Jazz em todo o mundo foi a de Billie Holiday. ...
  • Dizzy Gillespie. ...
  • Nina Simone. ...
  • Miles Davis.

Não faltam possibilidades, diferentes técnicas e misturas: ragtime, traditional, dixieland, swing, bebop, cool, hardbop, free jazz, jazz fusion, latin jazz, acid jazz e afrobeat são primos da mesma família e bem difentes entre si.

Está associada à ideia de diversão, de vida, de dinamismo. Está vinculada ao modernismo daquela época.” Mais importante, detaca Cugny, é o fato de que a Europa estava se recuperando da Primeira Guerra Mundial.

O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850.

Quarta, 07 de Novembro de 2018 | por Natália Gresenberg | É escassa a bibliografia relacionada à história do jazz dance no Brasil, mas o fato é que a grande mestra Roseli Rodrigues é indiscutivelmente a grande disseminadora e uma das precursoras desta dança em nosso país.

O jazz passou por uma longa metamorfose, dispensando o fato de que em algumas ocasiões ainda se usa aquela roupa tradicional, terno, gravata, chapéu e sapato duas cores, mas a metamorfose acompanhou a moda. Um exemplo disso seria calça jeans com tênis All star, camisa lisa e casaco de terno.

A primeira composição de Jazz a ser publicada e distribuída foi “Jelly Roll Blues” do notável músico Jelly Roll Morton, lançada em 1915. As composições de Morton ficaram conhecidas e também ajudaram a desenvolver o Jazz na época.

Por volta dos anos 1897 e 1917 o Jazz se expandiu em Nova Orleans, cidade do estado da Louisiana, que na época era uma cidade própria para o surgimento e formaão desse estilo musical pois, concentrava diversidades étnicas e cultural.

O jazz despontou até a metade do século como a música popular norte-americana, estendendo essa popularidade ao resto do planeta. As pessoas cantavam e dançavam ao som das big-bands (as orquestras de jazz). Era a música que se ouvia nas rádios, nos programas de televisão, nos filmes de Hollywood.