Quem foi a pessoa que criou o jazz?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Os críticos acreditam que o jazz surgiu no fim da década de 1890, quando Buddy Bolden, um cornetista neto de escravos, misturou blues e ragtime, um ritmo sincopado então na moda.

Olha, o jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

No cool jazz, principalmente, temos grande expressão de melancolia, retratada em canções longas e lentas. O mestre Miles Davis é o maior nome desse subgênero. Ademais, outros artistas importantes para o estilo são Chet Baker, Gerry Mulligan e Dave Brubeck.

Alguns historiadores relatam que a palavra tem origem na África Ocidental e significa “coito”, ou que sua origem está na palavra “Jaíza” da cultura Haúsa (povo que se encontra no que é hoje o norte da Nigéria) que significa “o som de tambores distantes”.

Marcado por improvisação, swing e mistura de ritmos, o Jazz surgiu no final do século 19 nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova Orleans, tendo como matriz principal a cultura africana.

Matriculou-se no Joyce Ballet, da grande mestra Joyce Kerrmann que inaugurou o jazz no Brasil, e posteriormente tomou aulas de balé clássico no Ballet Stagium.

O jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. É relativamente difícil estabelecer uma definição para esse estilo musical, porém podemos dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850.

Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea. Possui outras variações de estilo como: Modern Jazz Dance, Soul Jazz, Rock Jazz, Street Jazz, Feeling Jazz, Popular Jazz, Lyrical Jazz, entre outras.

Quem é considerado o fundador do Jazz? Se você quer saber quem criou o Jazz, os críticos acreditam que foi o cornetista Buddy Bolden. No fim da década de 1890, esse neto de escravos misturou as “blue notes” típicas do Blues (e das work songs) com o ritmo sincopado do Ragtime.

Mihaly Kertész Kaminer

Realizador húngaro, naturalizado norte-americano, de seu verdadeiro nome Mihaly Kertész Kaminer, nas... Nome de uma das grandes artérias da cidade de Nova Iorque.

Mundim (2005) coloca que os primeiros indícios da dança jazz no Brasil surgiram por volta das décadas de 30 e 40, com a difusão do sapateado em nosso país, no entanto foram os anos 60 que a impulsionaram e nos anos 80, aqui, foi considerada como a mais popular forma de dança.

Maiores nomes do Jazz em todo o mundo

  • Chet Baker. O Jazz teve seus níveis de melancolia elevados como nunca visto antes através de Chet Baker. ...
  • Billie Holiday. Uma das maiores vozes do Jazz em todo o mundo foi a de Billie Holiday. ...
  • Dizzy Gillespie. ...
  • Nina Simone. ...
  • Miles Davis.

As 5 maiores composições da história do jazz

  • 1- Take Five, Dave Brubeck (1920 — 2012)
  • 2- So What, Miles Davis (1926 — 1991)
  • 3- Take The A Train, Duke Ellington (1899 — 1974)
  • 4- Round Midnight, Thelonious Monk (1917 — 1982)
  • 5- My Favorite Things, John Coltrane (1926 — 1967)

Louis Armstrong foi eternizado na música por seu pioneirismo no jazz, sendo o primeiro solista de trompete e dono de uma voz de barítono incomparável que lhe alçou nas paradas de sucesso da música popular norte-americana e internacional.

O jazz dance melhora a coordenação motora, visa a importância de se expressar, aumento da força muscular, melhoria do cardiorrespiratório, memorização e dentre muitos outros benefícios.

Na sua origem a Dança Jazz tem raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música Jazz, surgiu nos Estados Unidos no final do século XX.

O jazz está totalmente relacionado à dança, assim como outras modalidades da mesma, logo os fatores motivacionais e influenciadores são semelhantes. A dança jazz pode ser considerada uma forma de experiência emocional, expressa em movimento e estimulada pela música, ritmo ou sons (GIOVANETTI,1983).

O jazz é um dos gêneros responsáveis pelas mais sensacionais formas de expressão musical. O trompete, o contrabaixo, bateria e o piano juntos protagonizam um show de improvisação, swing e liberdade de ritmos não lineares. E todos esses elementos juntos formam a espinha dorsal do jazz.

Os dois grandes pilares sobre os quais o jazz se fundamenta são o Blues e o Ragtime.