Qual o bebê mais prematuro que sobreviveu?

Perguntado por: adias6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Superando uma expectativa de sobrevivência de menos de 1%, o pequeno Curtis Zy-Keith Means nasceu no Alabama, nos Estados Unidos, após apenas 21 semanas e um dia de gestação. Com isso, ele foi considerado o bebê mais prematuro do mundo a sobreviver, segundo anunciou o Guinness World Records, nesta quarta-feira (10).

Curtis Zy-Keith Means, hoje com 16 meses, nasceu em julho de 2020 com 21 semanas e quase meio quilo; o bebê tinha menos de 1% de chance de sobrevivência. Um bebê nascido em Birmingham, Alabama, nos Estados Unidos, foi certificado pelo Guinness World Records como o bebê mais prematuro do mundo.

Prematuros de 23 a 25 semanas
Sobrevivência: bebês nascidos de 23 semanas têm taxa de sobrevivência entre 15% e 40%. Com 25 semanas é em torno de 55% a 70%. Prognóstico: aproximadamente 30-40% dos bebês que sobrevivem vão desenvolver-se normalmente, sem grandes problemas de saúde ou deficiências.

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatra e Sociedade Americana de Pediatria é que acima de 20 semanas, um bebê já tem chances de vida fora do útero e não deve ser tratado apenas como aborto. Abaixo disso, são consideradas inviáveis, pois você estará aumentando a dor e não investindo em sobrevivência", finaliza.

Os partos realizados entre 24 e 28 semanas são classificados como 'extremamente prematuros', e os bebês precisarão de um longo período de hospitalização, que pode chegar a três ou quatro meses.

Domingos aponta que ao longo dos últimos 40 anos, bebês nascidos com 24, 23 e até 22 semanas têm conseguido sobreviver, mesmo pesando menos de meio quilo. O ginecologista relata que a taxa de sobrevivência melhorou até mesmo para os que nascem com menos de 22 semanas, passando de 3,6% para 20% na última década.

Os bebês nascidos prematuramente têm risco aumentado de adoecer e morrer em consequência do incompleto desenvolvimento dos órgãos e de sua maior suscetibilidade às infecções, estas agravadas pela manipulação a que são expostos e ao tempo prolongado em que permanecem nas unidades neonatais, podendo chegar até cerca de 4 ...

Uma mulher alemã deu à luz uma bebé com apenas 21 semanas e cinco dias de gestação, igualando o recorde de nascimento mais prematuro do mundo, anunciou hoje a clínica de Fulda, na Alemanha.

De acordo com os registros da unidade de saúde, Angerson Santos é o maior bebê nascido no município, com 7,328 kg e 59 centímetros. Um bebê nasceu pesando mais de 7 kg no Hospital Padre Colombo, no município de Parintins, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (18).

Mas a pequena Isabella superou todas as expectativas e finalmente recebeu alta no Natal, aos 6 meses de idade, pesando 6 quilos.

6 Kg

Da mesma forma, observamos o recém-nascido; para ir para casa ele precisa ter peso mínimo de, pelo menos, 1,6 Kg (ou até um pouco mais, caso a mãe não esteja segura) e ter um ganho ponderal adequado durante três dias consecutivos.

O período considerado normal para uma gestação é de 9 meses, sendo que os casos de nascimento prematuro com chances de sobrevivência normalmente ocorrem aos 8, 7 ou 6 meses.

Não há um tempo exato da "viabilidade" fetal (a habilidade de sobreviver fora do útero), mas um feto que tem ao menos 24 semanas pode ser "viável" (sobreviver) se for dado cuidado intensivo após o parto.

37ª semana
A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer.

Um bebê de apenas quatro meses de gestação nasceu nesta segunda-feira (1º) no Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos. O caso é considerado raro. A menina nasceu de parto normal e pesa cerca de 400 gramas.

Com 24, 25 semanas de vida, a chance de o bebê sobreviver é de cerca de 50%. Há marcos importantes da prematuridade. Um deles é o peso: acima de 1 kg a chance aumenta bastante.

Para bebês com menos de 22 semanas, a taxa de sobrevivência melhorou de 3,6% para 20% na última década, e para os nascidos com 26 semanas, oito em cada 10 sobrevivem.

Agora que você já compreendeu essas contas, vamos seguir adiante, falando sobre o terceiro mês de gestação. Nesse período, compreendido entre a 9ª semana lunar e a 12ª, o embrião já possui aparência tipicamente humana. Inicialmente, ele mede mais ou menos 28 mm, e tem aproximadamente 3 g de massa.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.