Qual o conceito de Fotoformas?
Fotoformas é um conjunto diversificado de procedimentos, apresentando imagens que podem ser vinculadas tanto ao Construtivismo e Cubismo, bem como a poéticas ligadas à revitalização do Expressionismo; além disso, também apresenta ideias de vanguarda da fotografia moderna como a Nova Visão, entre outros movimentos.
Qual tipo de fotografia Geraldo de Barros criou?
fotografia abstrata
Foi um dos pioneiros da fotografia abstrata e do modernismo no Brasil, além de ser considerado um dos mais importantes artistas do movimento concretista brasileiro. As imagens de Geraldo de Barros se formam a partir da desconstrução, onde o efêmero, o fragmento, o tempo, o descontínuo, e a ação estão presentes.
Como é o trabalho de Geraldo de Barros?
Fotógrafo, pintor, gravador, artista gráfico, designer de móveis e desenhista. Expoente da fotografia experimental, sua trajetória perpassa várias formas de expressão visual e reivindica o papel social da arte.
O que é a intervenção fotográfica?
O que é? A intervenção fotográfica é uma forma de registrar o seu evento em forma de fotografia e arte, proporcionando aos seus clientes ou convidados uma experiência única e divertida.
Qual é o conceito criado por Duchamp?
O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).
O que é arte e geometria?
A Arte geométrica está associada a arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela transformou o design ao utilizar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto, num visual simples, que prospera até hoje.
Como se chama a profissão de artista?
A graduação de Artes Visuais é a ideal para quem gosta de trabalhar com pinturas, esculturas ou desenhos. É uma formação que exige bastante criatividade do aluno e pode ser muito promissora para você seguir na profissão de artista. O tempo de duração do curso é de 4 anos em média e oferece o diploma de bacharel.
Quando surgiu o desenho e a fotografia?
A história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil.
Quem foi o primeiro brasileiro a tirar fotografias?
Os primeiros fotógrafos brasileiros foram Hercule Florence e Dom Pedro II. O primeiro, apesar de não ser brasileiro, recebeu o título por residir há muito tempo no Brasil e por exercer um papel fundamental na história da fotografia no Brasil. No entanto, o pioneiro nascido em território nacional foi Dom Pedro II.
Quem foi o pioneiro da fotografia?
A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa.
De quem foi a primeira fotografia?
Joseph Nicéphore Niépce
A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem estava gravada na chapa.
O que Geraldo Barros percebia?
Sobre fotografia artística, o artista Geraldo de Barrospercebia possibilidades de criar imagens em fotografias. com base na sua leitura de mundo. Procurando poesia em. temas simples do cotidiano.
Quais eram as inspirações do fotógrafo Geraldo de Barros?
Barros mostra em sua trajetória uma diversa gama de influencias – sua formação expressionista, sua aproximação com o movimento concretista através do Grupo Ruptura, Paul Klee, Brassaï, Man Ray, Moholy-Nagy - que são de grande importância na criação de uma nova estética e para o estabelecimento de uma produção moderna ...
Quais os procedimentos realizados nas experimentações dos trabalhos fotográficos que o artista brasileiro Geraldo de Barros fazem suas fotos conhecidas como formas?
Além de fotografar, o artista cortava, riscava e desenhava sobre seus negativos, sobrepunha cenas, fazia fotogramas e montava pequenos fragmentos de filmes sobre placas de vidro, dando origem a imagens que muitas vezes se confundem com pinturas e gravuras.